Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Filosofia Budista

PENSAMENTOS BUDISTAS

- Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação. Se você vê que algo concorda com a razão e conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

- Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima.

- A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.

- Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.

- Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.

- Feliz aquele cujo conhecimento é livre de ilusões e superstições.

- Um homem só é nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas.

- Pratiquem a bondade, não criem sofrimento, dirijam a própria mente. Esta é a essência do Budismo.

- O segredo da saúde, mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.

- O ódio nunca desaparece enquanto pensamentos de mágoa forem alimentados na mente. Ele desaparece tão logo esses pensamentos forem esquecidos.

- Se o telhado for mal construído ou estiver em mau estado, a chuva irá entrar na casa. Assim a cobiça facilmente entra na mente, se ela é mal treinada ou fora de controle.

- Uma mente perturbada está sempre ativa, saltitando daqui para lá, sendo difícil de controlar. Mas a mente disciplinada é tranqüila; portanto, é bom ter sempre a mente sob controle.

- Aquele que protege sua mente da cobiça e da ira desfruta da verdadeira e duradoura paz.

- Numa viagem, um homem deve andar com um companheiro que tenha a mente igual ou superior à sua. É melhor viajar sozinho do que em companhia de um tolo.

- Um bom amigo que nos aponta os erros e as imperfeições e reprova o mal deve ser respeitado como se nos tivesse revelado o segredo de um oculto tesouro.

- Um rochedo não é abalado pelo vento. A mente de um sábio não é perturbada pela honra ou pelo abuso. Dominar a si próprio é uma vitória maior do que vencer a milhares em uma batalha.

- Viver apenas um dia ou ouvir um bom ensinamento é melhor do que viver um século sem conhecer tal ensinamento.

- Aqueles que se respeitam e se amam devem estar sempre alerta, a fim de que não sejam vencidos pelos maus desejos.

- Cada um é senhor de si mesmo, deve depender de si próprio. Deve, portanto, controlar a si próprio.

- A sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor companheira. Deve-se, pois, fugir das trevas da ignorância e do sofrimento; deve-se procurar a luz da Iluminação.

- Tudo é mutável, tudo aparece e desaparece; só pode haver a bem-aventurada paz quando se puder escapar da agonia da vida e da morte.
Não é um deus que julga as pessoas, mas é a própria pessoa que faz o julgamento de si mesmo.

- Assim como as pedras preciosas são tiradas da terra, a virtude surge dos bons atos e a sabedoria nasce da mente pura e tranqüila. Para se andar com segurança nos labirintos da vida humana, é necessário que se tenha como guias a luz da sabedoria e a virtude.

- O homem que busca a fama, a riqueza e casos amorosos é como uma criança que lambe mel na lâmina de uma faca. Ao lamber e provar a doçura do mel, a criança corre o risco de ter a língua ferida. É como o tolo que carrega uma tocha contra o vento forte, correndo o risco de ter o rosto e as mãos queimados.

- Por trás dos desejos e paixões mundanas que a mente abriga, acha-se latente, clara e incorruptível, a fundamental e verdadeira essência da mente.

- Tudo é, portanto criado, controlado e regido pela mente. Assim como o carro segue o boi que o puxa, o sofrimento segue a mente que se cerca de maus pensamentos e de paixões mundanas.

- Fortaleça sua fé dia após dia, mês após mês. Se enfraquecer mesmo um pouco, os demônios se aproveitarão.

- Somente o conhecimento não é suficiente. Somente quando o conhecimento alia-se a sabedoria é que uma pessoa pode atingir a vitória na vida. Sem sabedoria, não se pode distinguir as pessoas boas ou más.

- A oração é a energia da vida, permeando todo o universo e tornando-se força motriz para a mudança.

- O louco que reconhece sua loucura possui algo de prudente. Porém, o louco que se presume sábio, esse está realmente louco.

- Não busco recompensa alguma, nem mesmo renascer num paraíso. Procuro, porém, o bem dos homens, procuro reconduzir os que saíram do Caminho, alumiar os que vivem nas trevas e no erro, banir do mundo toda pena e sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário