Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mundo Virtual

Amigos e amigas.
Ouvindo pelo rádio hoje de manhã uma entrevista de um professor reformado da USP, o engenheiro eletrônico Valdemar Setzer, fiquei maravilhado ao ver seu posicionamento com relação à permissividade da educação moderna com relação aos computadores.
Ele se posiciona frontalmente contra a criança e o adolescente ter sua vida incluída nesse mundo virtual, que nubla sua essência humana e atrapalha de sobremaneira seu desenvolvimento em todos os sentidos.
Inspirado em sua entrevista, escrevi o artigo a seguir sobre esse assunto. Ele é totalmente afinado com o pensamento desse professor.


EDUCAÇÃO ROBÓTICA

Muito se discute a respeito da inclusão digital. Como tudo na vida, há, no mínimo, dois lados.

É bem sabido que o mundo moderno necessita imensamente da informática. Não preciso evidenciar todas as facilidades que ela proporciona. Mas tudo na vida tem seu lado nefasto. Até o amor e o oxigênio. Vejamos: pais precisam dar eventuais duras lições a seus filhos para que eles se doutrinem a respeitar hierarquias e a se precaver com o dito “mundo cão”, que nunca alivia com ninguém. Amor em excesso desvirtua. No caso do oxigênio, ele é imprescindível à vida, mas é ele a causa dos radicais livres que “enferrujam” o corpo, caso este não esteja bem ajustado.

O problema da informática me parece óbvio: ela é “MUNDO VIRTUAL”! Quando damos às nossas crianças o livre acesso a esse mundo, ela “deixa de viver”. Viver é ter contato FÍSICO com pessoas: olhar, conversar, brincar, discutir, abraçar, trocar idéias, aprender, etc. Pelo mundo virtual, é muito fácil enganar, dissimular, esconder-se, corromper, “ter coragem pra tudo”, etc. Ao vivo, frente a frente, é extremamente mais difícil.  Quase impossível! Exatamente por isto, as pessoas não “queimam etapas”, ou seja, podem amadurecer gradualmente, como a natureza manda!

Além de quê, cada um é cada um! Quem tem contato ao vivo com 10 pessoas aprende muito mais da vida do que alguém que tenha contato com 10 mil pessoas via MSN ou qualquer outra rede virtual. É evidente: com esses amigos, você desenvolve várias coisas:

- AUTOCRÍTICA, quando eles mostram que você está extrapolando em alguma atitude;
- HUMILDADE, quando você vê que vários deles tem conhecimentos e qualidades superiores;
- BEM QUERER, quando você se preocupa em encontrar soluções para diversos problemas deles;
- ESPERTEZA, quando eles tentam lhe “sacanear”, no bom sentido;
- TOLERÂNCIA, quando seus amigos estão naqueles dias de “pé-no-saco”;
- PRAZER EM VIVER, quando eles demonstram com gestos e/ou palavras o quanto você é querido e importante;
- SAÚDE EM TODOS OS SENTIDOS, quando vocês se exercitam em todos os níveis e situações possíveis. E muitas coisas mais!

Sou a favor da inclusão digital e de se ter salas de informática nas escolas. Mas as classes à moda antiga são intocáveis! As crianças e adolescentes NÃO PODEM ser tolhidos disto!! Mais importante para o ser humano do que o aprendizado intelectual, o conhecimento, o raciocínio e a interpretação é a SOCIALIZAÇÃO! Como “ninguém é uma ilha”, TODOS NÓS precisamos aprender a viver em sociedade, a ter limites, a ocupar nosso espaço sem invadir o de ninguém, a nos posicionar de acordo com a situação, etc. E como a escola precisa ser uma extensão de nossa casa, o contato ao vivo e in loco com outras mentalidades e personalidades é essencial e crucial nesse desenvolvimento.

Em tempo: vocês sabiam que os grandes executivos do Vale do Silício, berço e quartel general da Microsoft, colocam seus filhos em escolas que NÃO POSSUEM computadores como parte do material didático? Isso, até a HIGH SCHOOL, o nosso 2º grau! Portanto, eles só terão contato constante com computadores a partir dos 16 ou 17 anos, quando já terão uma formação mental, moral e psicológica já bem estabilizada.

Não é interessante?!
FAB29

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