Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Remédios Homeopáticos 3


Amigos e amigas.
Continuando a (enorme) lista de homeopáticos, vejam só como aquele ditado "Exceto para a morte, para tudo se acha solução" pode ser verdadeiro.
FAB29
 
Bovista
Um dos principais sintomas deste remédio é a sensação de enorme aumento do volume da cabeça. Útil nas hemorragias uterinas congestivas e resquícios de sangue entre os períodos menstruais. Recomendado para os casos de urticária determinados por superexcitação nervosa e nas impigens. Os sintomas de Bovista pioram à noite ou de madrugada.
Bromum
Pessoas de constituição delicada, cabelos loiros, pele branca e olhos de cor azul-clara. Tumores duros. Paratidite (inflamação das parótidas, glândulas salivares localizadas abaixo e adiante de cada orelha), principalmente da parótida esquerda. Adenite (inflamação do gânglio linfático). Cancro nos seios. Amigdalites e bócio. Orquite (inflamação dos testículos). Alucinação, em especial no escuro. Coqueluche, com tosse seca e rouca. Vertigem congestiva com ansiedade mental, aliviada por perda de sangue pelas fossas nasais. Fisometria (emissão de gases pela vagina).
Bryonia alba
Agravação por qualquer movimento e alívio pelo absoluto repouso mental e físico. Respiração curta e acelerada. Tosse com dores no peito abalando a cabeça e partes do corpo. Face vermelha e quente. Escarros sanguíneos ou cor de tijolo. Necessidade de respirar longa e profundamente. Pneumonia. Muita sede. Catarro seco. Constipação sem vontade de evacuar, fezes secas e duras. Diarréia matutina. Profilático e curativo para o sarampo. Cabelos muito oleosos. Pessoas morenas de aspecto belicoso, facilmente irritável, robusta, mas com tendência a emagrecer. Caráter irascível e colérico. Dores agudas, lancinantes, atacando mais o lado direito do corpo.
Bufo rana
Pessoas moralmente fracas. Tendência à infantilidade e à imbecilidade. Uso para crianças débeis, prematuramente senis. Desejo de solidão. Impotência. Tendência de pegar no pênis constantemente. Riso e choro fáceis. É muito eficaz no tratamento de antraz (infecção provocada pelo Bacillus anthracis, comum nos animais e rara no homem), se usado no início da doença. Ardor nos ovários e útero, dismenorréia, quisto do ovário, cancro uterino. Regras precoces com dores de cabeça. Menstruação suprimida. Corrimentos sanguinolentos.
Calcium arsenicosum
Coração fraco, com palpitações. Grande depressão mental. Mulheres gordas. Epilepsia. Dor de cabeça semanal que melhora se o paciente deitar sobre o lado doente. Impaludismo crônico. Gânglios inguinais inflamados. Câncer do útero. Alivio a dor do câncer no pâncreas.
Calcium carbonicum
Indicado para pessoas obesas ou com tendência a engordar, que suam profusamente e com facilidade, em especial na cabeça; apresentam o abdome inchado e as extremidades frias e suarentas; muito freqüentemente emitem secreções ácidas, tem propensão ao vômito e a diarréias, com forte tendência a prisão de ventre crônica. É um remédio tipicamente feminino, próprio para as pessoas com perturbações ginecológicas, corrimentos leitosos e ácidos, tez pálida e apática, aspecto melancólico e, quase sempre, hipocondríacas.
Tipologicamente presta-se a pessoas linfáticas, lentas e acomodadas. Pode ser útil no raquitismo e no tratamento da obesidade infantil, em especial nos casos de crianças pálidas, escrofulosas (com tendência à tuberculose, eczema, catarros respiratórios), que apresentam tosse seca noturna, com expectoração ácida, e anemia. Também aplica-se aos casos de surdez por pólipos nos ouvidos e a uma série de doenças metabólicas.
Calcium fluoricum
Indicado para moléstias que atacam os ossos, os dentes e as fibras elásticas da pele, do tecido conjuntivo ou das paredes vasculares. Hematomas arteriais ou venosos, hemorróidas, varizes e veias dilatadas, glândulas endurecidas como pedra. Fístulas dentárias. Exostose (proliferação óssea na superfície de um osso) traumática. Ventre frouxo. Lumbago. Nódulos duros no seio. Propensão a luxações. Desenvolvimento raquítico do fêmur nas crianças.
Calcium phosphoricum
Indicado para as pessoas de constituição fraca, em geral magras, de cor amarelada; para os casos de crianças que apresentam dores características do crescimento, ossos fracos com tendência à fratura e com extremidades frias. Muito útil na dentição tardia e para o tratamento das fontanelas (moleiras) que demoram a fechar.
Calcium picricum
Ótimo remédio para furúnculos do ouvido externo ou em outras partes cobertas de pouco tecido muscular: canela, costelas, fronte, etc. Apresenta com sintomas fadiga e intensa prostração. Útil também no tratamento da acne.

Calcium sulphuricum
Remédio a ser usado em supurações, depois que estas descarregaram todo o pus (para esta finalidade deve-se usar a Silicea). Abscessos dolorosos. Corrimentos amarelados e espessos. Eczemas com crostas amarelas. Piora com a umidade (contrário de Hepar). Útil também no abscesso dentário.
Camphora
Indicado para perturbações nervosas, colapso e prostração profunda, com grande intolerância ao calor; não suporta estar coberto; o corpo parece gelado, com a face muito pálida e os lábios azulados, exprimindo grande ansiedade. Útil na insônia simples e no tratamento do cólera, nas moléstias infantis e geral, nas pneumonias graves, sempre que o paciente apresenta aversão ao calor.
Cannabis indica
Grande exagero: minutos parecem anos, passos parecem quilômetros, as idéias amontoam-se e se confundem no cérebro, as coisas parecem enormes. Pesadelos. Catalepsia (estado de rigidez dos músculos, em que o paciente fica imóvel, na posição em que é colocado). Risos ou gritos imoderados. Ilusões espectrais. Grande dificuldade de concentração. Idéias fixas. Medo de ficar louco. Esquecimento das próprias palavras e idéias: depois de começar a falar, esquece o que tinha a dizer. Formas obstinadas e intratáveis de insônia. Vertigem. Inteligência fraca. Sonolência invencível durante o dia e após as refeições. Sensação de água gotejando. Dores que queimam na uretra e bexiga antes ou durante o ato de urinar.

Cantharis
Dores ardentes em qualquer parte do corpo, mas em especial nas vias urinárias e sempre que há necessidade urgente de urinar. Emissão de pequenas quantidades de urina e com muita dor nos casos de cálculos renais ou areias, na nefrite aguda e nas várias afecções do aparelho urinário. Outra indicação é na exaltação sexual violenta, com priapismo ou ninfomania. Também utilizado na blenorragia e na retenção da placenta. Outras indicações ainda são os desarranjos gástricos, as síncopes, as queimaduras, o ardor nas solas dos pés e os derrames pleurais. Foi muito usado pelos antigos homeopatas; atualmente só se usa Cantharis em último caso.
Capsicum
Em termos de tipologia, é próprio para pessoas gordas, fracas, acomodadas, indolentes, avessas ao exercício físico e por vezes ao asseio corporal, pensativas, desinteressadas, deprimidas e melancólicas. Mais indicado para pessoas claras e de olhos também claros. Sensação de aperto com ardor na garganta ou em qualquer mucosa, em especial na amigdalite aguda. A sensação de ardor de Capsicum é de queimação, como a provocada por pimenta. Usado contra a dispepsia ou acidez excessivas do estômago com forte queimação. Serve também para os distúrbios digestivos provocados pelo excesso de álcool, desde que exista a queimação característica. Otite média crônica, febres intermitentes, bronquite com emissões fétidas. Um dado importante na seleção deste remédio é a dor em partes distantes ao tossir (ouvidos, pernas, bexiga, abdome, etc.).

Carbo animalis
Desejo de solidão e aversão ao diálogo. Quisto sebáceo. Acne pontuda. Lóquios (líquido sanguíneo, serossanguíneo e por fim seroso, de acordo com a data do parto e a fase do puerpério, que escorre dos órgãos genitais femininos) fétidos. Fraqueza das mulheres que amamentam.
Carbo vegetalis
Na tradição homeopática é o principal remédio para as fases críticas ou terminais de uma doença, quando o paciente se encontra muito prostrado, com a face fria, suor copioso e frio, a energia vital muito reduzida e distante. Comumente um dado que indica este remédio é a necessidade de ser abanado em qualquer situação. Outras indicações importantes: distúrbio do estômago e dos intestinos com excesso de gases, arrotos e dor; hemorragia das mucosas; prurido vaginal com excitação sexual; úlceras varicosas; tosses espasmódicas da coqueluche; rouquidão crônica; queda de cabelos após doenças prolongadas.
Caulophyllum
Recomendado para todas as irregularidades menstruais, cólicas, vômitos da gravidez e nas últimas semanas da gestação para facilitar o parto. Também é tido como valioso recurso para o parto demorado, a ser dado em intervalos curtos, como de meia em meia hora. Também indicado para o tratamento da placenta retida e das dores pós-parto. Uso recomendado no reumatismo das pequenas articulações, em especial durante a gravidez. Manchas na pele em mulheres grávidas, com irregularidades menstruais ou portadoras de doenças uterinas.
Causticum
Próprio para pessoas muito irritáveis, de pele escura, olhos negros, com tendência à formação de verrugas e doenças nervosas, digestivas, urinárias e da pele. Reumatismo que melhora com jatos de ar quente e repouso. Doenças provocadas por choques morais. Sensação de esfoladura sobre regiões mucosas, com ardor. Micção noturna de crianças ou adultos. Pele seca e amarelada. Emissão involuntária de urina ao mínimo esforço. Paralisias isoladas, como da face, mão, em especial do lado direito. Rouquidão dos cantores e oradores. Nevralgia facial pela mudança de tempo. Dificuldades escolares e crianças que demoram a andar. Grande aversão por doces e açúcar. Fluxo menstrual escasso, com frieza sexual. Prisão de ventre, rouquidão matinal, coriza.
Chamomilla
Remédio das pessoas irrequietas e impacientes. Próprios para crianças ansiosas e impertinentes, e para mulheres exageradas, que se queixam muito, mal-humoradas e que não sabem o que querem. Combate os malefícios do café em excesso, em especial a insônia. Pessoas de gênio vingativo. Dores desesperantes, nevralgias, dores de ouvido das crianças, piorando à noite. Suores quentes na cabeça, irritabilidade das crianças em fase de dentição: melhora a dor e acalma. Crianças que só sossegam no colo. Diarréia aguda, esverdeada. Hemorragias uterinas com sangue coalhado e escuro, acompanhadas de dores fortes e espasmos. Tem indicação precisa nos casos de alternância de calafrios e calores, estados biliosos de mulheres nervosas, com grande irritabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário