Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Remédios Homeopáticos 4


Chelidonium majus
Doenças crônicas do fígado, como hepatite crônica evoluindo para cirrose. Lateralidade direita acentuada de qualquer doença, icterícia, inflamação dos rins, dor de estômago que é temporariamente aliviada ao comer, bílis em abundância. Todas as doenças em que existam sintomas biliosos ou hepáticos, em especial nas pneumonias e broncopneumonias.
China
Febres intermitentes cotidianas, sem nenhum fenômeno especial, moderadas, discretas, nunca à noite e sempre com ausência de sede. Olheiras escuras, face pálida e fatigada. Suores noturnos. Emagrecimento rápido. Zumbido nos ouvidos. Fraqueza, debilidade e outras afecções devido à perda de líquidos orgânicos (espermatorréia, hemorragia, lactação excessiva, diarréia prolongada, suores copiosos, supuração exagerada). Grande flatulência. Sonolência diurna e insônia após à meia-noite, com grande agitação.
Cicuta virosa
Convulsões violentas. Sintomas espasmódicos dos olhos. Espasmos nos músculos cervicais. Torcicolo. Soluço persistente. Principal remédio da meningite cérebro-espinhal. Caráter violento. Eczema da barba. Falta de orientação no tempo e no espaço.
Cina
Remédio para crianças geniosas, mal-humoradas e impertinentes que se irritam com facilidade e não toleram ser tocadas. Bastante aplicado em casos de verminoses ou doenças que apresentam sintomas parecidos, como fomes incontroláveis ou inapetência, dores abdominais erráticas, ranger dos dentes, sono agitado, palidez e tosse seca eventual. Nestes casos, tais sintomas ocorrem sem a presença de vermes comprovada laboratorialmente.
Cinnamonum
Para o tratamento das hemorragias após o parto ou de outros tipos, como hemorragia nasal ou menstrual com emissão abundante de sangue.
Cobaltum matallicum
Moléstias de medula. Dores ósseas que pioram pela manhã. Neurastenia, fadiga e constantes mudanças de humor. Dores no fígado e no baço. Dores nas costas e no sacro que pioram quando o paciente está sentado.
Cocculus indicum
É o remédio da sensação de fraqueza e debilidade geral, com o sintoma subjetivo de vazio interior. Tipologicamente é indicado para mulheres delicadas, brancas, com irregularidades menstruais. Náuseas e dores nas costas durante a gravidez. Menstruação dolorosa, escassa e irregular. Fraqueza acentuada depois da menstruação ou de uma crise de hemorróidas. Vômito e vertigens de viagem, no mar ou por qualquer outro meio. Enxaquecas e náuseas fortes. Dor de cabeça na parte ínfero-posterior, epilepsia, neurastenia. Forte repugnância aos alimentos e bebidas. Dores gástricas espasmódicas com flatulência. Debilidade causada por transtornos do sistema cérebro-espinal. Pessoas que coram facilmente e que têm extremidades frias. Sono interrompido.
Coffea cruda
Insônia por superexcitação nervosa, mente excessivamente ativa com idéias que vão e voltam com insistência. Maus efeitos de súbitas emoções ou surpresas agradáveis.
Colocynthis
Irritabilidade. Gosto amargo na boca. Um ótimo remédio para dor de barriga. Cólica e ciática são as duas esferas deste remédio.
Conium maculatum
Vertigem ao virar a cabeça para o lado ou virando-se na cama. Vertigens dos idosos. Polineurite (inflamação simultânea de vários nervos) com insônia. Peso, tremor, rigidez e perda da força das pernas. Azia em gestantes, que piora ao ir para a cama à noite. Coqueluche. Tosse noturna seca, freqüente, dolorosa, com expectoração difícil, sobretudo à tarde e à noite.
Crocus sativus
Mudanças profundas de humor, passa de uma gargalhada à mais profunda tristeza, ou vice-versa. Sensação de alguma coisa viva se movendo dentro dos órgãos. Loucura, histeria. Fotofobia e visão enfraquecida, como se tivesse um véu na frente dos olhos. Contrações, espasmos, sobressaltos. Hemorragia escura e viscosa de qualquer parte do corpo. Faz estourar o sarampo retardado.
Crotalus horridus
Constituições fracas, abatidas, hemorrágicas. Prostração. Face vermelha e intumescida. Febre amarela. Moléstias malignas com grande tendência a hemorragias. Envenenamento do sangue e hemorragias intra-oculares. Maus efeitos da vacinação.
Croton tiglium
Diarréia aquosa. Asma com tosse que piora ao deitar. Moléstias da pele com prurido: erisipela, urticária, eczema, herpes, brotoeja.
Cuprum aceticum
Grande remédio das erupções recolhidas, quando se apresentam os seguintes sintomas: prostração, resfriamento, vômitos espasmódicos, dispnéia e convulsões. Dentição difícil das crianças causada por moléstias infecciosas.
Cuprum metallicum
É o remédio dos espasmos e das cãibras em qualquer parte do corpo. Também excelente para a epilepsia, convulsões e disritmias. Indicado para os casos de sintomas oriundos de distúrbios convulsivos, como vômitos, diarréia, cãibras. Diarréias esverdeadas das crianças com espasmos e muita prostração. Gastrenterite, arteriosclerose, angina pectoris. Um sintoma indicativo para o uso deste remédio é a existência de gosto metálica na boca. Bom para náusea, asma espasmódica e paralisias em geral.
Cyclamen europaeum
Mulheres pálidas, com menstruação irregular, vertigens e dores de cabeça. Sonolência e lassidão. Mau humor e irritabilidade, com tendência ao choro. Desejo de ficar só. Aversão ao ar livre. Acne. Cansa-se facilmente. Dor no ânus e no períneo. Repugnância aos alimentos. Gosto salgado constante na boca.
Cyneraria maritima
Remédio de uso externo empregado na cura da catarata e opacidade de córnea. É eficaz principalmente nos casos traumáticos.
Drosera rotundifolia
Tosse espasmódica, com acessos prolongados, terminando em náusea e vômito prolongado. Mania de perseguição. Coqueluche, às vezes acompanhada de perda de sangue pelo nariz.
Dulcamara
Incômodos causados ou agravados pelo tempo frio e úmido ou pela súbita mudança de tempo. Lumbago, reumatismo, pescoço duro, dores na perna, dor de cabeça e nevralgias. Tosse. Urticária. Maus efeitos de friagens.
Echinacea angustifolia
Remédio apropriado para os casos em que existe inflamação, como furunculoses, abscessos, úlceras crônicas, erisipela, febre puerperal (pós-parto), corrimentos purulentos, gangrenas etc. em todos os casos em que o sangue se encontra carregado de toxinas e, portanto, favorecendo inflamações, podendo chegar à septicemia ou uma infecção generalizada do sangue. Indicado também para diabetes, câncer, tétano, nefrite e infecções do aparelho urinário.
Elaps corallinus
Para as doenças dos ouvidos, desde que crônicas e que apresentam secreções. Crianças com nariz obstruído que respiram pela boca: garganta inflamada muito vermelha ou ulcerada. Forte dor de cabeça, em geral iniciando-se do lado esquerdo e estendendo-se à fronte. A pessoa pode apresentar medo da chuva ou das tempestades. Um bom remédio para o catarro crônico da garganta. Gosto de sangue na boca antes de tossir é um dos sinais que indicam Elaps. Surdez com muita dor de cabeça, em especial determinada por inflamações antigas dos ouvidos, com corrimento purulento (otorréias crônicas). Também útil no caso de surdez nervosa.
Eupatorium perfoliatum
Dores por todo o corpo como se fossem nos ossos, sem alívio com o repouso ou com movimentos. Rouquidão matinal. Náuseas com o cheiro de comida. Vômitos de bílis e diarréia.
Euphrasia officinalis
Indicado para as doenças dos olhos em geral, com formação de secreções, mucosidades e escamações. Doenças da córnea com fotofobia e lacrimejamento excessivo. Sensação de que há algum corpo estranho incomodando a vista, provocando um piscar constante. Irite (inflamação da membrana da íris), tracoma (infecção crônica que compromete a córnea e a conjuntiva), glaucoma, conjuntivites virais. Conjuntivite catarral aguda após agressão por produtos químicos. Também aplicados na prostatite (inflamação da próstata), na ausência de menstruação, nas cólicas em geral e nas hemorróidas. O paciente melhora muito ao ar livre.
Ferrum metallicum
Para as pessoas que apresentam grande sensibilidade aos ruídos. Recomendados para mulheres jovens anêmicas, com grande palidez, em especial na face, nos lábios e mãos; podem, contudo, corar com facilidade. Hemorragias abundantes. Dor de cabeça após a menstruação. Problemas gerais de menstruação: precoce, muito escassa ou abundante. Apetite muito voraz. Vômitos logo após a ingestão de alimentos. Dores de dentes que pioram com líquidos quentes e melhoram com gelados. Útil nos casos de queda do útero ou de posições anômalas deste órgão, seja devido ao parto ou em casos constitucionais. Diarréia sem cólicas. Tendência ao aborto com emissão de sangue. Varizes dos membros inferiores. Acne juvenil com muito pus e vermelhidão. Reumatismo com piora noturna. Boa melhora dos sintomas ao caminhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário