Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Talmud de Jmmanuel 2

Amigos e amigas.
Continuando o post anterior, nestes dois trechos, o Talmud fala do nascimento do Mestre Maior e da chegada dos Três Reis Magos (ou Homens Sábios do Oriente).
Na primeira parte, as principais comparações são com o evangelho de São Lucas, que tinha como principal profissão, historiador.
Atentem para o detalhe que, no Talmud, a palavra "sabedoria" é constantemente usada para Jmmanuel.
FAB29


O NASCIMENTO DE JMMANUEL
TJ 1:96 Contudo, quando José ouviu isso ele se preocupou com sua devoção às leis de deus, então trouxe Maria para casa e casou-se com ela diante do povo.
Mat. 1:24 E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher;

TJ 1:97 Nesta época, saiu um decreto do Imperador Augustus, no qual todo o mundo deveria ser contado.
Lucas 2:1 Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado.

TJ 1:98 Este recenseamento era o primeiro deste tipo e ocorreu na época em que Quirínio era o governador da Síria.
Lucas 2:2 Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirínio era governador da Síria. (Nota: em latim, Cireneus = Quirínio)

TJ 1:99 Todos saíram para serem recenseados, cada um em sua própria cidade.
Lucas 2:3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.

TJ 1:100 José da Galiléia, da cidade de Nazaré, também foi com sua esposa Maria, para as terras judaicas, para a cidade de Davi, que é chamada Belém, pois ele era da casa e da linhagem de Davi.
Lucas 2:4 Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi,

TJ 1:101 De modo a ser recenseado com sua esposa, Maria, que estava grávida do filho celestial Gabrjel, da linhagem de Rasjel.
Lucas 2:5 a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

TJ 1:102 Quando eles lá estavam, chegara a hora dela dar à luz.
Lucas 2:6 Enquanto estavam ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz,

TJ 1:103 Mas já que não encontraram nenhum abrigo eles passaram a noite num estábulo.
Lucas 2:7 e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

TJ 1:104 E Maria teve seu primeiro filho sobre o feno, enrolou-o em panos, e deitou-o numa manjedoura próximo aos animais, pois não havia lugar para ela na estalagem.


Capítulo 2
OS HOMENS SÁBIOS DO ORIENTE
TJ 2:1 Quando Jmmanuel nasceu no estábulo em Belém, no abrigo em terras judaicas na época de Herodes Antipas, Tetrarca da Galiléia e Peréia, vede, homens sábios chegaram em Jerusalém, vindo do Oriente, e perguntaram:
Mat. 2:1 Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: (Nota: Herodes Antipas: líder judeu, regente da Galiléia e Peréia entre o ano 4 antes de Jmmanuel até o ano 39 . O Rei Herodes - o Grande morreu no ano 4 antes do nascimento de Jmmanuel. Mateus omitiu o verdadeiro nome de Herodes Antipas – Tetrarca da Galiléia e Peréia, e que era filho do Rei Herodes - o Grande.)

TJ 2:2 Onde está o recém nascido, rei da sabedoria dos Judeus?
Mat. 2:2 Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.

TJ 2:3 Vimos uma luz brilhante no céu e ouvimos uma voz dizendo:

TJ 2:4 Seguis a cauda da luz, pois o rei da sabedoria dos judeus nasceu, ele é aquele que trará grande conhecimento.

TJ 2:5 Portanto, viemos adorar o recém nascido rei da sabedoria.

TJ 2:6 Ele possuirá o conhecimento de deus e será um filho do filho celestial Gabrjel.

TJ 2:7 Seu conhecimento será abundante, assim como o seu poder em controlar a consciência humana, para que os humanos possam aprender a servir a Criação.

TJ 2:8 Quando Herodes Antipas ouviu isso ficou temeroso e, juntamente com ele, todos em Jerusalém, pois temiam que a criança recém nascida teria um imenso poder.
Mat. 2:3 O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém;

TJ 2:9 Herodes convocou todos os principais sacerdotes e escribas dentre o povo e perguntou à eles onde havia nascido Jmmanuel.
Mat. 2:4 e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo.

TJ 2:10 E eles responderam: Em Belém, na terra judaica; pois assim foi escrito pelo profeta Miquéias:
Mat. 2:5 Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo Profeta

TJ 2:11 E tu, Belém, nas terras dos judeus, não és de forma alguma a menor das cidades da Judéia, pois de ti deverá vir o rei da sabedoria, que trará grande conhecimento aos povos de Israel para que possam aprender e servir a Criação.
Mat. 2:6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.

TJ 2:12 Então Herodes Antipas chamou secretamente os sábios e diligentemente os inquiriu acerca do tempo em que a brilhante luz com uma longa cauda aparecera no céu.
Mat. 2:7 Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera;

TJ 2:13 Ele logo enviou-os a Belém, e disse: Ide, e procurai diligentemente pelo menino e quando o encontrardes, fazei-me saber, para que eu também possa ir e adorá-lo. 
Mat. 2:8 e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.

TJ 2:14 Após ouvirem Herodes Antipas, eles partiram. E, vede! A luz com uma longa cauda a qual observaram no Oriente movia-se adiante deles com um som muito alto até que alcançou Belém e parou diretamente sobre o estábulo onde a criança havia nascido.
Mat. 2:9 Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.

TJ 2:15 Quando viram aquilo foram tomados por grande alegria.
Mat. 2:10 Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria.

TJ 2:16 Então, eles entraram no estábulo e encontraram o menino com sua mãe, Maria, e com José. E eles se prostraram e adoraram a criança e lhe ofereceram seus tesouros, que eram: ouro, incenso e mirra.
Mat. 2:11 E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra.

TJ 2:17 Contudo, a voz soou novamente da luz, que estava muito alta acima, dizendo-lhes que não deveriam retornar a Herodes Antipas porque ele planejava o mal para o menino.
Mat. 2:12 Ora, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

TJ 2:18 E eles retornaram para a sua terra natal por um outro caminho.

TJ 2:19 Após os três homens sábios partirem, vede, o filho celestial Gabrjel apareceu para José, dizendo:
Mat. 2:13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.

TJ 2:20 Levanta-te! Pegues a criança e sua mãe, Maria, contigo, e foges para o Egito. Fiques lá até que eu te avise, porque Herodes Antipas planeja procurar a criança e matá-la, já que ele teme que este bebê poderá ter um terrível poder.

TJ 2:21 Enquanto estiveres no Egito, eu enviarei meu mensageiro até Herodes Antipas para ensiná-lo a verdade.

TJ  2:22 E José levantou-se, pegou a criança e sua mãe durante a noite e escapou, sob a orientação de Gabrjel, o filho celestial, na luz que desceu, e que fugiu com eles para o Egito.
Mat. 2:14 Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.
 
TJ 2:23 E ali permaneceram, até que Herodes mudou de idéia e seus temores foram aplacados.
Mat. 2:15 e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho. (Mateus tirou isso de OSÉIAS 11:1 e além disso, mentiu, pois Herodes estava vivo! Mateus alterou os nomes trocando Herodes Antipas por Herodes – o Grande, já que este morrera 4 anos antes de Jmmanuel nascer. Façam pesquisas lendo os escritos de Flávio Josefos!)

TJ 2:24 Quando Herodes Antipas percebeu que nada tinha a temer do menino, que possuía apenas grande sabedoria e conhecimento, ele assentou-se seguro em seu reino. Assim, prometeu ao mensageiro do filho celestial, Gabrjel, que ele não mais perseguiria à Maria, José e Jmmanuel.
Mat. 2:16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos. 

Mat. 2:17 Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias: (Jeremias 31:15)

Mat. 2:18 Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem.

Mat. 2:19 Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, 

TJ 2:25 Agora que Herodes Antipas e seus seguidores mudaram de opinião, vede, o filho celestial Gabrjel apareceu novamente, diante de José, no Egito, e disse:
Mat. 2:20 dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino.

TJ 2:26 Levanta-te! E pegues o menino e sua mãe, Maria, e muda-te para as terras de Israel; todos aqueles que procuravam tirar a vida da criança mudaram de opinião.
Mat. 2:21 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel.

TJ 2:27 E José levantou-se, pegou a criança e sua mãe, e retornou para dentro da luz, que mais uma vez aparecera. Ela as levou para Israel.
Mat. 2:22 Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia,

TJ 2:28 O filho celestial Gabrjel os trouxe de volta para as terras da Galiléia.
Mat. 2:23 e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado 'nazareno'.

TJ 2:29 Ali eles habitaram na cidade chamada Nazaré, assim aquilo que havia sido dito pelos profetas se realizaria: Jmmanuel se chamará o 'Nazareno'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário