Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Talmud de Jmmanuel 5

Amigos e amigas.
Neste capítulo, o Talmud mostra a sua versão do magistral Sermão da Montanha.
Perceba que o que mais se destaca é a insistência de Jmmanuel em algumas palavras-chave: CONHECIMENTO, CRIAÇÃO. NATUREZA E VERDADE. Tais termos inexistem no evangelho de Mateus.
A versão do Talmud me é mais clara, mais acessível, mais terrena, mais assimilável. Ela só me fez mais afeito a crer nos ensinamentos do Mestre Maior.
FAB29
 
Capítulo 5
O Sermão da Montanha
TJ 5:1 Quando Jmmanuel viu as pessoas lhe seguindo, ele subiu uma colina e assentou-se; e seus discípulos vieram até ele.

Mat. 5:1 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos,

TJ 5:2 E ele ensinou-os, dizendo:

Mat. 5:2 e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:

TJ 5:3 Bem-aventurados aqueles que são ricos em espírito e reconhecem a verdade, pois a vida pertence a eles.

Mat. 5:3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.

TJ 5:4 Bem-aventurados aqueles que suportam as dificuldades, pois assim deverão reconhecer a verdade e serão confortados.

Mat. 5:4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

TJ 5:5 Bem-aventurados aqueles espiritualmente equilibrados, pois deverão possuir conhecimento.

Mat. 5:5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.

TJ 5:6 Bem-aventurados aqueles que tem fome e sede pela verdade e pelo conhecimento pois serão saciados.

Mat.5:6 Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça porque eles serão fartos.

TJ 5:7 Bem-aventurados aqueles que vivem conforme as leis da natureza, pois vivem de acordo com os planos da Criação.

Mat.5:7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

TJ 5:8 Bem-aventurados aqueles que possuam uma consciência limpa, pois nada tem a temer.

Mat. 5:8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

TJ 5:9 Bem-aventurados aqueles que conhecem sobre a Criação, pois não são escravizados por falsos ensinamentos.

Mat. 5:9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

TJ 5:10 Bem-aventurados são os justos, pois a natureza está sujeita a eles.

Mat. 5:10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

TJ 5:11 Bem-aventurados sois vós, se por minha causa e por causa de nossos ensinamentos as pessoas vos insultarem, vos perseguirem, e falarem todos os tipos de males contra vós; assim mentem a respeito dos ensinamentos.

Mat. 5:11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.

TJ 5:12 Sejais alegres e reconfortai-vos; esta vida e a próxima vida irá vos recompensar. Pois assim como os depreciadores da verdade perseguiram os profetas que estiveram diante de vós, assim eles também vos perseguirão.

Mat. 5:12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

TJ 5:13 Vós sois o sal da Terra, e se o sal for insípido com que se há de salgar? Não tem utilidade alguma então, exceto ser lançado fora e ser pisoteado pelas pessoas.

Mat. 5:13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.

TJ 5:14 Vós sois a luz do mundo, e considerai: Não se pode esconder uma cidade que está posta no topo de uma montanha.

Mat. 5:14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;

TJ 5:15 Não se acende uma candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador para que assim ilumine a todos os que estão na casa.

Mat. 5:15 nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.

TJ 5:16 Assim também vossa luz deverá resplandecer diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e reconheçam a verdade do vosso conhecimento.

Mat. 5:16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

TJ 5:17 Não penseis que vim para destruir a lei ou os profetas; Não vim para desfazer, mas para cumprir e revelar o conhecimento.

Mat. 5:17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. 

TJ 5:18 Em verdade eu vos digo: Até que o céu e a Terra desapareçam, nenhuma letra, ou um ponto da lei da Criação, e das leis da natureza, desaparecerá, até que tudo esteja cumprido.

Mat. 5:18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.

TJ 5:19 Qualquer um que violar uma, por menor que seja, das leis ou mandamentos e ensinar as pessoas falsamente, será chamado o menor; mas qualquer um que disseminar os ensinamentos em verdade, será chamado o grande, e receberá a recompensa do espírito.

Mat. 5:19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

TJ 5:20 Eu vos digo: Se vossa justiça não exceder a dos escribas e Fariseus não recebereis a recompensa do espírito e da vida.

Mat. 5:20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

TJ 5:21 Vós ouvistes o que foi dito à vossos ancestrais: Não matarás; mas qualquer um que matar deverá ser considerado culpado pelas cortes judiciais.

Mat. 5:21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo.

TJ 5:22 Mas eu vos digo: Praticai a justiça de acordo com as leis naturais da Criação, para que vós encontreis o julgamento na lógica.

Mat. 5:22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.

TJ 5:23 Culpados são aqueles que matam quando não agem em legítima defesa ou de acordo com um veredicto legal, baseado em auto defesa. Assim também, culpados são aqueles que se empenham em ações e discursos malignos.

Mat. 5:23 Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

TJ 5:24 Somente a justiça que está de acordo com as leis naturais da Criação produz um julgamento lógico.

Mat. 5:24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.

TJ 5:25 Não acomodeis vossos adversários se estais em vosso direito, e o juiz provavelmente terá que decidir em vosso favor.

Mat. 5:25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão.

TJ 5:26 Em verdade, eu vos digo: Alcançareis justiça somente quando a tiverdes encontrado vós mesmos e terdes feito vosso semelhante humano tê-la compreendido.

Mat. 5:26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.

TJ 5:27 Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério.

Mat. 5:27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.

TJ 5:28 Mas eu vos digo: Qualquer um que tiver relações sexuais com outro alguém, que não seja a sua esposa, deverá ser entregue em juízo, pois este é um ato indigno dos humanos, desprezível, e, é uma ofensa contra as leis da natureza.

Mat. 5:28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

TJ 5:29 Se, contudo, o vosso olho direito ou esquerdo vos incomoda, arrancai-o e lançai-o fora, pois é melhor para vós que apenas um membro seja destruído do que todo o vosso corpo.

Mat. 5:29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

TJ 5:30 Se um pensamento vos causa perturbação, erradicai e o expulsai de vosso cérebro. É melhor destruir um pensamento que incita a perturbação do que levar todo o mundo dos pensamentos ao distúrbio.

Mat. 5:30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno.

TJ 5: 31 E também foi dito: Qualquer um que se divorcia de sua esposa deverá lhe dar um certificado de divórcio.

Mat. 5:31 Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

TJ 5:32 Mas eu vos digo: Qualquer um que se separe de sua esposa, exceto no caso de adultério, comete adultério; qualquer um que se case com uma pessoa que é culpada de um divórcio também comete adultério.

Mat. 5:32 Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.

TJ 5:33 Ouvistes ainda o que foi dito à vossos ancestrais: Não deveis jurar em falso, e deveis manter o vosso juramento à deus.

Mat. 5:33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos.

TJ 5:34 Mas eu vos digo: Que não deveis jurar de modo algum; não jureis pelos céus, pois eles são infinitos e imensuráveis.

Mat. 5:34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;

TJ 5:35 Nem jureis pela Terra, pois esta é impermanente, nem jureis por Jerusalém, pois esta é uma cidade impermanente construída pelas mãos dos humanos.

Mat. 5:35 nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;

TJ 5:36 Vós também não deveis jurar por vossas cabeças porque não podeis mudar a cor de um só fio de cabelo.

Mat. 5:36 nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto.

TJ 5:37 Também não deveis jurar pela memória de uma pessoa ou uma coisa, pois todas são impermanentes.

Mat. 5:37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.

TJ 5:38 Que vosso discurso seja sempre: “Sim, Sim” ou “Não, Não”. Qualquer coisa além disso irá contra as leis.

TJ 5:39 Ouvistes o que foi dito: “Olho por olho, e dente por dente.”

Mat. 5:38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
 
TJ 5:40 Mas eu vos digo: Praticai a justiça de acordo com as leis naturais da Criação, para que encontreis o veredicto na lógica.

Mat. 5:39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

Mat. 5:40 e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;

TJ 5:41 Oferecei o vosso amor onde for de direito, e puni onde quer que a lei da natureza requeira punição.

Mat. 5:41 e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil.

TJ 5:42 Dai àqueles que vos pedem, se vos fizerem o pedido com honestidade, e afastai-vos daqueles que querem emprestar de vós de maneira desonesta.

Mat. 5:42 Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes.

TJ 5:43 Ouviste dizer, “Deveis amar o vosso próximo e odiar o vosso inimigo”

Mat. 5:43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.

TJ 5:44 Mas eu vos digo: Praticai o amor e a compreensão de acordo com as leis naturais da Criação, de modo que através da lógica encontrareis a ação correta e a percepção.

Mat. 5:44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;

TJ 5:45 Oferecei o vosso amor onde for de direito, e desprezai onde quer que a lei da natureza assim exija.

Mat. 5:45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

TJ 5:46 Deveis ser sábios e adquirir conhecimento, porque deveis tornar-vos perfeitos em espírito assim como a Criação, que vos criou.

Mat. 5:46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

TJ 5:47 No decorrer das encarnações deveis treinar o vosso espírito e a vossa consciência e permiti-los que se desenvolvam em perfeição, para que assim vos torneis um com a Criação.

Mat. 5:47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os gentios também o mesmo?

Mat. 5:48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário