Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Talmud de Jmmanuel 8

Amigos e amigas.
Neste capítulo, é mostrada uma nova versão sobre as curas de Jmmanuel.
Mais uma vez, pontos cruciais são omitidos, amenizados ou substituídos entre as versões.
Não muda a fé e a confiança nas Escrituras. Apenas nos leva a maiores reflexões.
FAB29
Capítulo 8
A Cura do Leproso
TJ 8:1 Quando ele desceu da montanha, muitas pessoas o seguiram.
Mat. 8:1 Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam.

TJ 8:2 Vede! Um leproso veio e ajoelhou-se diante dele, e disse: Senhor, se tu desejares, podes tornar-me limpo.
Mat. 8:2 E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.

TJ 8:3 E Jmmanuel estendeu a sua mão, tocou-o e disse: Eu o farei. Estejas limpo. E imediatamente ele se limpou de sua lepra.
Mat. 8:3 Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra.

TJ 8:4 E Jmmanuel falou-lhe: Cuides para que não digas nada a ninguém. Ao invés disso vai e apresenta-te ao sacerdote.
Mat. 8:4 Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

TJ 8:5 Fostes curado através do poder do espírito e da sabedoria do conhecimento.

O Centurião em Cafarnaum
TJ 8:6 Quando Jmmanuel foi a Cafarnaum, um centurião se dirigiu até ele com um pedido, dizendo-lhe:
Mat. 8:5 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, chegou-se a ele um centurião que lhe rogava, dizendo:

TJ 8:7 Senhor, meu criado está em casa deitado incapacitado com gota, e se encontra em grande tormento.
Mat. 8:6 Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico, e horrivelmente atormentado.

TJ 8:8 Senhor, eu ouvi os teus novos ensinamentos e sei da verdade de tua sabedoria, que diz que o espírito humano pode realizar milagres através do conhecimento da verdade.
TJ 8:9 Jmmanuel falou-lhe, Eu irei e o farei ficar são.
Mat. 8:7 Respondeu-lhe Jesus: Eu irei, e o curarei.

TJ 8:10 O centurião respondeu: Senhor, eu não sou digno de que entres sob o meu teto, mas apenas digas a palavra e meu criado ficará são.
Mat. 8:8 O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar.

TJ 8:11 Eu, também estou sujeito a autoridade, e eu também possuo soldados sob as minhas ordens. Se eu dizer para um: Vai! e ele vai, e para outro: Venhas até aqui! e ele vem, e para o meu criado: Faze isto! e ele o faz.
Mat. 8:9 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.

TJ 8:12 Quando Jmmanuel ouviu isso, ele maravilhou-se e falou para aqueles que o seguiam: Em verdade, eu vos digo, nunca encontrei tal confiança em ninguém em Israel.
Mat. 8:10 Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé.

TJ 8:13 Mas eu vos digo, muitos virão do leste e do oeste, do sul e do norte, e entenderão os meus ensinamentos e reconhecerão a sua sabedoria em conhecimento.
Mat. 8:11 Também vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus;

TJ 8:14 Contudo, os filhos de Israel serão lançados nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.
Mat. 8:12 mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.

TJ 8:15 Os falsos ensinamentos de Israel trarão o derramamento de sangue por milênios, porque o egoísmo faminto de poder e a arrogância de Israel trarão a morte e a destruição sobre a terra e por todo o mundo.
TJ 8:16 Afastai-vos dos falsos ensinamentos das autoridades israelitas e de seus escribas, pois eles trarão a destruição para sucessivas gerações.
TJ 8:17 Os israelitas acreditam ser o povo escolhido. De modo algum é este o caso, porque eles são mais desleais e sem conhecimento do que o ignorante a quem faltam os segredos das leis da Criação.
TJ 8:18 E Jmmanuel falou ao centurião: Vai, que seja feito como esperais. E o criado ficou são na mesma hora.
Mat. 8:13 Então disse Jesus ao centurião: Vai-te, e te seja feito assim como creste. E naquela mesma hora o seu criado sarou.

Jmmanuel na Casa de Pedro
TJ 8:19 E Jmmanuel veio até a casa de Pedro e viu que sua sogra estava acamada; doente e com febre.
Mat. 8:14 Ora, tendo Jesus entrado na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama; e com febre.

TJ 8:20 Ele tocou a mão dela, a febre saiu e ela levantou-se e o serviu.
Mat. 8:15 E tocou-lhe a mão, e a febre a deixou; então ela se levantou, e o servia.

TJ 8:21 Contudo, a noite, eles lhe trouxeram muitos que estavam possuídos, e ele expulsou todos os maus espíritos através da sua palavra e fez com que todos os doentes ficassem sãos.
Mat. 8:16 Caída a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele com a sua palavra expulsou os espíritos, e curou todos os enfermos;

TJ 8:22 Assim, o que fora dito através do profeta Isaias cumpria-se, que falou: Ele nos trouxe novos ensinamentos de conhecimento e tomou para si as nossas enfermidades, e curou os nossos doentes.
Mat. 8:17 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.

Sobre a Seriedade do Discípulado
TJ 8:23 E quando Jmmanuel viu muitos doentes em torno de si, ele ordenou que lhe atravessassem para a outra praia.
Mat. 8:18 Vendo Jesus uma multidão ao redor de si, deu ordem de partir para o outro lado do mar.

TJ 8:24 E um escriba se dirigiu até ele, e disse: Senhor, eu te seguirei para onde quer que fores.
Mat. 8:19 E, aproximando-se um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores.

TJ 8:25 Jmmanuel disse-lhe: As raposas tem covis, e as aves do céu tem ninhos, mas eu não tenho um lugar fixo onde repousar a minha cabeça.
Mat. 8:20 Respondeu-lhe Jesus: As raposas tem covis, e as aves do céu tem ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
 
TJ 8:26 Eu tenho a missão de pregar a sabedoria e o conhecimento, portanto eu percorro incansavelmente por todas as terras.
TJ 8:27 E um outro, um de seus discípulos, lhe disse: Senhor, permite-me que eu vá e sepulte o meu pai que acabou de morrer.
Mat. 8:21 E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai.

TJ 8:28 Jmmanuel, porém, disse-lhe: Segue-me e deixai que os mortos sepultem os seus mortos.
Mat. 8:22 Jesus, porém, respondeu-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos.

A Cura de Duas Pessoas Possuídas
TJ 8:29 E ele chegou na outra praia, do outro lado, na área de Gadarenes. Ali, duas pessoas possuídas correram até ele; elas vieram das cavernas, que eram sepulcros, e eram muito perigosas, de modo que ninguém podia caminhar naquela rua.
Mat. 8:28 Tendo ele chegado ao outro lado, à terra dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho.

Mat. 8:23 E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.

Mat. 8:24 E eis que se levantou no mar tão grande tempestade que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo;

Mat. 8:25 Os discípulos, pois, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Salva-nos, Senhor, que estamos perecendo;

Mat. 8:26 Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança.

Mat. 8:27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

TJ 8:30 E vede! Elas gritavam, dizendo: O que tu queres de nós, filho de Gabrjel, o filho celestial?
Mat. 8:29 E eis que gritaram, dizendo: Que temos nós contigo, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?

TJ 8:31 Vieste atormentar-nos antes do tempo?
TJ 8:32 Então, os espíritos malignos, dentro dos possuídos, lhe perguntaram: Senhor, se tens a intenção de nos expulsar, então deixa-nos entrar naquela manada de porcos pastando ali.
Mat. 8:30 Ora, a alguma distância deles, andava pastando uma grande manada de porcos.

Mat. 8:31 E os demônios rogavam-lhe, dizendo: Se nos expulsas, manda-nos entrar naquela manada de porcos.

TJ 8:33 E ele falou: Ide até lá então.
TJ 8:34 Então, saindo eles, se introduziram nos suínos e, vede, toda a manada de porcos correu para dentro d´água e se afogaram.
Mat. 8:32 Disse-lhes Jesus: Ide. Então saíram, e entraram nos porcos; e eis que toda a manada se precipitou pelo despenhadeiro no mar, perecendo nas águas.

TJ 8:35 Os porqueiros fugiram e foram para a cidade e contaram tudo, incluindo o que havia acontecido aos possuídos.
Mat. 8:33 Os pastores fugiram e, chegando à cidade, divulgaram todas estas coisas, e o que acontecera aos endemoninhados.

TJ 8:36 E, vede! Toda a cidade veio e se aproximou de Jmmanuel.
Mat. 8:34 E eis que toda a cidade saiu ao encontro de Jesus; e vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos.

TJ 8:37 E quando o viram, eles lhe pediram para partir e deixar a área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário