Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CADÊ TODO MUNDO?!?

Amigos e amigas.
O título parece um grito de um esquizóide, mas vocês verão que tem certa razão de ser.

Pensem: as faculdades e universidades mundo afora formam anual ou semestralmente milhares de profissionais em todas as áreas. São muitos novos médicos, engenheiros, professores,  psicólogos, administradores,...! Some-se a estes novos os outros milhares já existentes e teremos uma infinidade de profissionais em TODAS as áreas à disposição da humanidade.

Daí, vem a questão do título. Vocês nunca se perguntaram "Cadê essa turma toda?!". Se sim, imagino que cada um chegou a uma resposta com uma invariável: "Estão perdidos por aí."

E é isto que eu também penso. O adjetivo "perdidos" cai com perfeição na resposta. Afinal, cadê local de trabalho (já vi engenheiros vendendo cachorro-quente)? Cadê investimento na evolução e melhoria de cada área? Cadê interesse em contratar e situar esses profissionais estrategicamente para potencializar localidades e, assim, fortalecer o todo?

Existe algum dia em que não assistamos, leiamos ou escutemos sobre  desassistência em hospitais e postinhos de saúde por falta de médicos e enfermeiros? Alunos sem aulas por falta de professores? Obras paralisadas, mal feitas ou que desabaram por falta de  projetos decentes de engenheiros e execução de construtores dignos?

Quantas vezes vocês ouviram sobre filas de espera? São pais que dormem em filas para encontrar vagas para seus filhos na escola pública; são pacientes que esperam semanas para conseguirem fazer uma tomografia ou outro exame específico; são doentes que têm consulta com qualquer especialista marcada para dali a três  ou quatro meses; são pessoas na fila dos transplantes que ficam anos padecendo e, não poucas vezes, morrem sem conseguir; são pais em pânico por não encontrarem vagas para seus filhos em creches.

Tão importante quanto o "CADÊ TODO MUNDO?!?" é o "CADÊ TUDO?!?". O Brasil é o campeão em impostos (e impostura! Desculpem. Não resisti!...) no mundo, com uma voracidade ímpar! É "dinheiro a dar com pau", mas, no entanto, cadê hospitais, escolas, casas populares, creches, estradas, etc? E, relacionando ao título, cadê investimento nessa mão-de-obra especializada e sua distribuição pelo país para garantir o verdadeiro progresso?

Para tudo isso, é preciso o quê? Interesse político! Os poderes executivo e legislativo não demonstram tal interesse. Eles vivem da ignorância e das necessidades do povo, além de serem vigiados diuturnamente por um poder muito mais soturno que nunca mostra a face e seus tentáculos são quase invisíveis. E o poder judiciário, que teria a obrigação de condenar tantas práticas lesivas ao público, encontra-se perdido em tantas milhares de ações e leis conflitantes ou com margem para interpretações e recursos, fatos que atrasam tudo. Além de, obviamente, outras práticas escusas perpetradas por esse "poder soturno", cujo maior objetivo é manter esse status quo: o marasmo, a ignorância e a exasperação das massas.

Nesse ritmo, posso dizer que ESTAMOS PERDIDOS! Fica difícil vislumbrar um bom futuro com tanta iniquidade imposta. Essa falsa dependência de um governo central que os governantes apregoam é um câncer há muito metastizado na sociedade. Nós não precisamos deles! ELES PRECISAM DE NÓS! Se esta consciência brotasse no povo e fosse constantemente regada, os frutos seriam maravilhosos e abundantes. Paz, liberdade e evolução em todos os sentidos seriam a tônica da nossa vida.

Inegavelmente, É UM SONHO, UMA UTOPIA, ATÉ! Mas, apesar de ser improvável que ocorra essa revolução devido à ação sórdida, hipócrita e silenciosa do "poder soturno" impedindo isso, não é impossível. A crença de que tal guerra vale a pena é o oxigênio que me mantém vivo e esperançoso na vida.
FAB29

Nenhum comentário:

Postar um comentário