Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Talmud de Jmmanuel 13

Amigos e amigas.
Aqui, Jmmanuel reforça sobre as leis da Criação, que nos proporcionam total liberdade para fazermos tudo o que nos for necessário a qualquer momento de qualquer dia.
Isto se encontra nos versículos 6 ao 12.
Confesso que os últimos versículos aqui (atribuídos a Mateus) me são um tanto incompreensíveis. E é isto que me faz gostar mais do Talmud de Jmmanuel, que é limpo, claro e sem margem para tortas interpretações, como infelizmente ocorrem o tempo todo pelo mundo e causam tantos transtornos, além da proliferação de igrejas, pastores, "bispos", etc.
FAB29

Capítulo 13
Jmmanuel e o Sabá
TJ 13:1 Naquele tempo, Jmmanuel caminhava por um campo de cereais durante o Sabá e os seus discípulos, estando com fome, começaram a arrancar espigas de grãos e comê-los.
Mat. 12:1 Naquele tempo passou Jesus pelas searas num dia de sábado; e os seus discípulos, sentindo fome, começaram a colher espigas, e a comer.

TJ 13:2 Quando os Fariseus viram isso, eles lhe falaram: Vês! Os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido no Sabá.
Mat. 12:2 Os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é lícito fazer no sábado.

TJ 13:3 Mas ele lhes falou: Não lestes o que Davi fez quando ele e aqueles com ele fizeram quando estavam com fome?
Mat. 12:3 Ele, porém, lhes disse: Acaso não lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros?

TJ 13:4 Como ele entrou no templo e comeu o pão da proposição, o qual não lhe era permitido comer e nem aqueles com ele, mas apenas os sacerdotes?
Mat. 12:4 Como entrou na casa de Deus, e como eles comeram os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem a seus companheiros, mas somente aos sacerdotes?

TJ 13:5 Ou não tendes lido na lei, como no Sabá os sacerdotes no templo violam o Sabá e ainda assim ficam isentos de culpa?
Mat. 12:5 Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?

TJ 13:6 Em verdade, eu vos digo, raça de cobras e víboras, uma pedra se transformará em pão antes que nenhum trabalho possa ser feito no Sabá.
Mat. 12:6 Digo-vos, porém, que aqui está o que é maior do que o templo. 
 
TJ 13:7 Pois a lei que o Sabá deve ser mantido sagrado é somente uma lei feita pelo homem, sem lógica, assim como são muitas leis feitas pelo homem, que contradizem as leis da Criação.
Mat. 12:7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes.
Mat. 12:8 Porque o Filho do homem até do sábado é o Senhor 

TJ 13:8 Falsos profetas e distorcedores das escrituras são os culpados responsáveis por essas falsas leis que contradizem as leis da Criação e da natureza.
TJ 13:9 Portanto, é uma lei humana que o Sabá seja mantido sagrado e que nenhum trabalho seja feito neste dia, emanada da mente humana.
TJ 13:10 Em verdade, eu vos digo, nenhum Sabá é sagrado e nenhuma lei da Criação dita que nenhum trabalho possa ser feito no Sabá.
TJ 13:11 Portanto, o Sabá é um dia como qualquer outro dia no qual o dia de trabalho pode ser feito.
TJ 13:12 Os humanos são criaturas com vontades próprias; portanto, só eles são os senhores sobre o Sabá, como foi previamente escrito naquelas antigas escrituras e leis que não foram adulteradas pelos falsos profetas, distorcedores das escrituras e fariseus.
TJ 13:13 E ele partiu dali e entrou na sinagoga deles, onde ele continuou a ensinar as pessoas.
Mat. 12:9 Partindo dali, entrou Jesus na sinagoga deles.
 
TJ 13:14 Vede! Havia um homem com a mão seca, e eles lhe perguntaram: É também lícito curar no Sabá? De maneira que eles tivessem mais causa contra ele.
Mat. 12:10 E eis que estava ali um homem que tinha uma das mãos atrofiadas; e eles, para poderem acusar a Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?

TJ 13:15 Mas ele falou-lhes: Hipócritas! Se tivésseis olhos, ouvidos e mentes então poderíeis ver, ouvir e entender; mas sois cegos e irracionais porque vos faltais conhecimento para ver, ouvir e entender a natureza. Portanto, vos faltais a percepção das leis da Criação que vos habilitaria a ver, ouvir e entender que a Criação não santifica o Sabá.
TJ 13:16 A cada dia do Sabá, portanto, a Criação faz com que as estrelas girem pelos céus, rege o sol, os ventos e chuvas, e nutre todas as criaturas da Terra.
TJ 13:17 Mantém fluindo os rios em seus leitos, e tudo segue o seu caminho normal, seja num Sabá ou no outro, assim como os fez a Criação.
TJ 13:18 Mas não são os humanos muitos mais do que todas as criaturas e plantas? Portanto, eles são os senhores de todos eles quando seguem as verdadeiras leis.
TJ 13:19 Raça de cobras e víboras! Vós, distorcedores das escrituras que, por causa da vossa ganância pelo dinheiro e pelo poder divulgais falsos ensinamentos; se tivésseis um só carneiro que caísse numa cova no dia do Sabá, quem dentre vós não o pegaríeis e o puxaríeis para fora?
Mat. 12:11 E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la?

TJ 13:20 Quanto uma pessoa é mais valiosa que um carneiro ou vossos enganosos e falsos ensinamentos!
Mat. 12:12 Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados.

TJ 13:21 Então, ele falou para o homem: Estendas a tua mão!
TJ 13:22 E ele estendeu-a; e ela tornou-se sã novamente, assim como a outra mão.
Mat. 12:13 Então disse àquele homem: estende a tua mão. E ele a estendeu, e lhe foi restituída sã como a outra.

TJ 13:23 Então, os Fariseus saíram e formaram conselho a seu respeito, sobre como eles poderiam destruí-lo, já que ele havia feito conhecer as suas mentiras e falsos ensinamentos diante do povo.
Mat. 12:14 Os fariseus, porém, saindo dali, tomaram conselho contra ele, para o matarem.

TJ 13:24 Quando Jmmanuel soube disso, ele se retirou dali, e muitas pessoas o seguiram, incluindo muitas pessoas doentes; e ele curou todas elas.
Mat. 12:15 Jesus, percebendo isso, retirou-se dali. Acompanharam-no muitos; e ele curou a todos,

TJ 13:25 Contudo, eles as avisou para que não divulgassem notícias sobre ele, porque ele temia que seria capturado e morto por meio da tortura.
Mat. 12:16 e advertiu-lhes que não o dessem a conhecer;

TJ 13:26 Mas a sua dedicação à verdade prevaleceu e ele continuou a revelar seus ensinamentos e sabedoria para as pessoas.
Mat. 12:17 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías:
Mat. 12:18 Eis aqui o meu servo que escolhi, o meu amado em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito e ele anunciará aos gentios o juízo.
Mat. 12:19 Não contenderá, nem clamará, nem se ouvirá pelas ruas a sua voz.
Mat. 12:20 Não esmagará a cana quebrada e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo;
Mat. 12:21 e, no seu nome, os gentios esperarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário