Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Um, é normal. Quatro, é #%*§£¢!

Amigos e amigas.
Nesta semana, ouvi uma frase na mídia mais ou menos assim: "APESAR DE TUDO, O CARNAVAL ESTÁ GARANTIDO!" Mais tarde, em outra mídia, a frase: "HÁ MUITAS DIFICULDADES, MAS NÃO VÃO ATRAPALHAR O CARNAVAL!" No dia seguinte, a frase: "O CARNAVAL NÃO PODE SER AFETADO POR NENHUM PROBLEMA!" E finalmente, ontem: "A GREVE VAI DIFICULTAR MUITA COISA, MAS O CARNAVAL ACONTECERÁ DE QUALQUER JEITO!" Quatro vezes a mesma coisa?! Eu não aguentei!
Perceberam a ironia (pra dizer o mínimo)? A política do "Panis et Circenses" jamais mudará! O que não falta neste país é iniquidade pública:
- saúde caótica, com milhares de mortos e seqüelados por falta de assistência, leitos e remédios;
- educação massacrada, com alunos na oitava série que mal sabem ler (interpretar a escrita, então,...!), escrever ou calcular por conta de um ensino subversivo e de falta de estrutura;
- segurança perdida ( e a violência grassando) pelo mal aparelhamento da polícia (em contraste com o incrível aparelhamento do crime organizado) e leis que beneficiam e facilitam a não-punição do infrator;
- milhões morando em péssimas condições (barracos de pau-a-pique, palafitas,...) ou ao relento, sobrevivendo da piedade da natureza, da Providência e da previdência;
- desemprego, subemprego e emprego informal, fantasmas reais que rondam a sociedade, ameaçando ruí-la;
- o custo-brasil (superlativizado por uma inominável carga tributária), uma ofensa social e motivo de escárnio mundial;
- e os Três Poderes da república se locupletando com salários estratosféricos e mordomias, sem se dignarem a buscar reais soluções para tudo isso.
Em tempo: nem citei os desastres naturais, como secas e enchentes, que afetam de sobremaneira 99,9% dos mais necessitados. Os abastados nunca são ribeirinhos ou sertânicos.
Daí, voltamos ao início do artigo: a despeito do que discorri, O CARNAVAL TÁ GARANTIDO! A lógica é decrépita, digna das mentes mais malsãs: com tanta desgraça diuturnamente financiada por esses seres abjetos, é urgente e imprescindível que as diversões não faltem. Além do carnaval, o futebol, o big brother, as novelas, os barzinhos, os "viciozinhos" básicos (bebida, cigarro, sexo, drogas,...), os bailes da vida, etc.
Toda e qualquer coisa que embote os sentidos do povão, anestesiando suas carências e sua capacidade de racionalizar, é totalmente prioritária para esses Grandes Corruptores da Humanidade! (Notaram que usei letras maiúsculas? Eles merecem!) Disse Ezra Pound, sensacional poeta americano, inimigo nº zero da corrupção: "A USURA É O CÂNCER DO AZUL". A usura é a base de toda e qualquer corrupção. Se ela fosse eliminada, as "doenças" sociais seriam gripes, no máximo.
Dizem que o Saber não ocupa espaço. É verdade: quanto mais eu leio, escuto, me informo, escrevo, pondero, analiso, opino, discuto, aprendo, mais me conscientizo do "Nada que sei". Sócrates, o Pai da Filosofia, acertou totalmente nisto. Por isso, chego à conclusão de que a Ignorância ocupa espaço.
Porém, sabedoria e espiritualidade, aliadas ao bom senso, bem querer, compaixão e, principalmente, união, são tudo o que necessitamos para uma vida próxima da perfeição. Justamente por serem tão maravilhosas é que são as mais difíceis de se alcançar, principalmente com as "âncoras" que o nefasto "Poder das Sombras" nos impõem.
Cecília Meireles disse mais ou menos assim: "É preciso que o comodismo e o pessimismo não corroam nossas almas". Assim, os horizontes se abrem das névoas do medo.
Eu nunca pretendo desistir. E você?
FAB29

Nenhum comentário:

Postar um comentário