Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Vive la liberté!!

Amigos e amigas.
O texto a seguir é uma tradução livre que fiz do vídeo no final do post. Mostra o quanto é hipócrita a liberdade que os donos do mundo permitem ao povinho. Só um detalhe: no vídeo, o comediante Dieudonnè aparece na segunda parte, mas, na realidade, o caso dele aconteceu primeiro, como podemos constatar no fim do vídeo.
Confiram.
FAB29

DEBATE NA FRANÇA SOBRE LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

(Um senhor) - Vivemos num mundo onde podemos criticar e ridicularizar. Você sabe: ridicularizamos nada e tudo. O fato de podermos fazer isto é satisfatório para mim. Porque significa que temos liberdade.
(Djamel Bouras) - Temos que ser um pouco sábios e não cairmos nesses tipos de provocações [Cartuns contra Maomé].
(Apresentador) - Mas se tivermos que evitar desenhar cartuns de seu profeta por causa da sensibilidade dos Muslims, isto se torna uma forma de autocensura.
(Djamel) - Para mim, liberdade de expressão e respeito ao próximo andam de mãos dadas. Eu sou pela liberdade de expressão, mas por que exercê-la magoando os outros?
(Apresentador) - Permita-me: eu faço uma caricatura de Maomé, Jesus ou de um rabino. Eu teria o direito de fazer isso, entende? Isto é a França!
(Djamel) - Quando você sabe que vai insultar milhões de pessoas, por que fazê-lo?
(Apresentador) - Tem a ver com liberdade. É disto que se trata.

O MESMO JORNALISTA ENTREVISTANDO DIEUDONNÈ, UM COMEDIANTE QUE BRINCOU IMITANDO UM JUDEU ORTODOXO:

(Apresentador) - Você não acha que deveria se desculpar pelo seu ato? Deveria dizer: “Sinto muito! Não foi engraçado! Desculpe ter ferido seus sentimentos! Fui estúpido!
(Dieudonnè) - É parte do meu trabalho. A comédia que faço tem que ter esses pequenos limites.
(Apresentador) - Não posso entendê-lo! Estou chocado! Acho sua atitude indesculpável!
(Dieudonnè) - Vivemos num país onde podemos nos expressar livremente. Por que você é contra?
(Apresentador) - Vou lhe dizer por que você não tem o direito de se expressar livremente: é por causa do holocausto! Eis por que sua comédia causa um pequeno problema.
(Dieudonnè) - Mas por 400 anos, nós também tivemos 100 milhões de negros escravizados, mas isso não impediu de fazermos comédia com os tipos negros. Podemos ver o comediante stand up Michelle Led vestido de macaco, com olhos de vidro, como um negro. Ninguém o parou ou o criticou. Ele é até saudado como um herói.
(Apresentador) - Para alguém que teve toda a sua família exterminada em campos de concentração e vê alguém na TV dizendo “ISRA-HEIL!”. Você percebe a severidade da situação? Não sei se é capaz! (...) Há muitas situações onde dizemos para conhecidos: “Nós não poderemos tê-lo no programa; não é mais possível" Como Lanceral, que nunca será convidado a este programa. Por causa do que ele disse, não podemos mais convidá-lo para este programa. Você imagina o quão sério foi o que você disse?
(Dieudonnè) - Acho difícil de acreditar. Eu era apto a fazer comédia com qualquer grupo de pessoas. Faço uma piada com um israelense e, de repente, vira histeria.
(Apresentador) - Pra dizer a verdade, eu o acho um excelente comediante. Você é muito engraçado, talentoso, mas lamento informá-lo que esta é a última vez que você é convidado a este programa.
(Dieudonnè) - Se eu nunca mais for convidado, que seja. Tenho uma dignidade e uma consciência que não posso violar.
(Apresentador) - Você está pronto para admitir? Que desculpa você está pronto para fazer?

RESUMINDO... (DAQUI, INICIA-SE UMA COMPARAÇÃO DOS DOIS PROGRAMAS, MOSTRANDO O CLARO CASO DE “DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS”: AS CARICATURAS DE MAOMÉ CONTRA AS PIADAS SOBRE JUDEUS. NO PRIMEIRO CASO, DIREITO DE SE EXPRESSAR; NO SEGUNDO, UM CRIME, UMA CRUELDADE.) 
NO FINAL DESTA PARTE, HÁ UM OUTRO PRISMA DO DIÁLOGO ENTRE DIEUDONNÈ E O APRESENTADOR:
[Dieudonnè - "Eu não entendo por que você é contra a liberdade de expressão." Apresentador - "Você sabe bem por que não temos esse tipo de liberdade de expressão! (...) Você percebe a gravidade do que você disse? Acho sua atitude indesculpável, chocante! E você nunca mais será novamente convidado a este programa pelo que você disse."]

(Djamel) - Tem de haver igual liberdade para todos!
(Apresentador) - O que quer dizer?
(Djamel) - Liberdade a todos! Uma pessoa como Dieudonnè, que fez duas piadas de judeus e foi banido. Sua carreira acabou e ele é um bom comediante! Nós temos aprovado muitas leis contra o antissemitismo. Sugiro fazer uma contra a islamofobia.

6 comentários:

  1. Oi Querido FAB,

    Liberdade?1 Onde?! onde?!

    Passei para lhe deixar um beijo e um grande abraço. Tenho lido sempre os seus posts, embora sempre atrasada e com bastante pressa, mas não deixo de o visitar querido amigo, corajoso garimpeiro das profundezas.
    Saudade.

    Um beijo e um abraço de Inverno, todavia, quente. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mestra, todo o prazer em tê-la por aqui novamente.

      Aqui no Brasil é costume falarmos exatamente o contrário daquilo que uma coisa é para demonstrar nossa ironia, admiração, desprezo ou aquilo que tentamos destacar. No caso do post, ironia e desprezo.

      Outro exemplo: quando um colega aparece com um belo carro novo, falamos algo assim: "Tá a pé, ein, cara?!" ou então: "Bela carroça!" Neste caso, admiração.

      Na correria da vida, associada à profundidade do livro que você está postando (e que já copiei as duas primeiras partes), estou em débito em postar um comentário lá. Mas irei em breve.

      Beijo. O calor de minha admiração estará sempre consigo.

      Excluir
  2. Exagero do apresentador, de todo modo, o mundo está "politicamente correto" demais para o meu gosto e não se pode fazer mais piada com nada, e não é uma tendência judaica ou do que for, mas é um "felômeno" mundial.

    Mas claro, que é bem mais arriscado desenhar Maomé de forma jocosa, pois o taleban novamente está colocando suas garrinhas de fora e pedindo a volta do apedrejamento por adultério em suas plagas....imaginem a pena por heresia!

    MFF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo. Cada um na sua, mas o risco é o mesmo. Os fundamentalistas muçulmanos ameaçam matar e os judaicos, "matar em vida", ou seja, o infeliz passa a vegetar, impedido de ter paz, trabalho, progresso,...

      Excluir
    2. O apresentador, o programa e a emissora foram bem sacanas.
      Chamaram o sujeito para uma entrevista ao vivo em rede nacional na França para ... demití-lo ... ao vivo
      Quiseram humilha-lo ... ao vivo.
      Baixaria pura.
      Foram mostrar pra França quem manda lá. Parece que não está sendo percebido isto.

      Deveriam cobrar da Maçonaria para que a TV cumprisse a trilogia que tantas vidas custaram para que fose imposta naquele golpe de estado chamado Revolução judaico-maçônica, digo , Francesa..

      Porém, temos um detalhe que constrange quem tem vergonha na cara ( eu disse quem tem vergonha na cara ) o que não me parece ser o caso do apresentador :
      " (Dieudonnè) - Se eu nunca mais for convidado, que seja. Tenho uma dignidade e uma consciência que não posso violar."
      APLAUSOS DA PLATÉIA PRO DIEUDONNÉ.


      Democracia é um circo que só palhaço acredita.

      Cobalto, abraços

      Excluir
    3. Matou a pau caro Cobalto é isso mesmo, faço de suas as minhas palavras.

      Excluir