Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Passagens bíblicas

Amigos e amigas.
Li em alguns lugares que, em Israel, não é permitido ensinar nas escolas o Novo Testamento. Até aí, tudo bem. Ninguém é obrigado a passar às suas crianças e jovens aquilo que não lhes diz respeito.
Seguindo esta linha, sou partidário de não mais se ensinar o Velho Testamento para as crianças e jovens cristãos. Não por represália, que seria patético. Apenas porque tudo (ou quase) nele diz respeito só ao povo judeu. Portanto, pode servir como registro histórico, não como ensino religioso cristão.
Fiz um pequeno apanhado de passagens bíblicas que corroboram esta minha afirmação. Vejam e opinem.
FAB29

Passagens do Velho Testamento

Quando Iahweh, teu Deus, te houver introduzido na terra em que estás entrando para possuí-la, e expulsando nações mais numerosas que tu … tu as derrotarás e as sacrificarás como anátema … não as tratará com piedade … Eis como deveis tratá-los: demolir seus altares, despedaçar suas estelas, cortar seus postes sagrados e queimar seus ídolos. Porque tu és o povo santo do Senhor, teu Deus. O Senhor, teu Deus, te escolheu para ser o povo de sua possessão sobre todos os povos que existem na face da terra Deuteronômio 7:1 - 6  14:2.
Judeu forma um povo “diferente de todas as outras pessoas que estão sobre a face da terra.” Êxodo 33:16.
Tu serás elevado ao alto e acima de todas as nações da terraDeuteronômio 28:1
Todos os povos da terra irão ver que és chamado pelo nome do Senhor, e eles terão medo de ti.”  Deuteronômio 28:10,
Porque o Senhor, teu Deus, te abençoará como te prometeu e tu deverás emprestar a muitas nações, mas não deves pedir, e tu decidirás sobre muitas nações, mas elas não te dominarão.” Deuteronômio 15:6.
Que Deus te dê do orvalho do céu e da gordura da terra a abundância do trigo e do vinho. Que deixe que os povos te sirvam e que as nações se curvem a teus pés.” Gênesis 27:28-29
Grandes cidades que não construíste, casas cheias de todas as coisas boas que não fabricaste e de cisternas que não cavaste, e vinhas e oliveiras, que não plantaste.” Deuteronômio 6:10-11.
Os estrangeiros devem construir os teus muros e seus reis serão os teus Ministros… Porque  a nação e o reino que não te atender, perecerá… os filhos daqueles que te oprimirem se inclinarão perante ti, e todos os que te desprezarem se curvarão a teus pés… os estrangeiros devem ficar e alimentar teus rebanhos, e devem ser teus lavradores e vinhateiros… comerás a riqueza das nações e em suas riquezas te glorificarás.”  Isaías 60:10-14; Isaías 61 5-6.
Vou dar-te terras onde não tinhas trabalhado e cidades que não tinhas construído e os que nela habitam; tu comerás o fruto das vinhas e dos olivais que não plantaste." Josué 24:13;
Pede-me e eu te darei as nações e a posse da tua herança pelos confins da terra. Irás quebrá-las com uma vara de ferro e as destruirás com uma roda de oleiro.” Salmos 2: 8.
Então, o Senhor vai expulsar essas nações diante de ti e tu possuirás  as maiores e poderosas nações. Cada lugar que o teu pé pisar, será teu… ninguém será capaz de estar contra ti. O Senhor, teu Deus, lançará medo e pavor de ti sobre a terra que deves percorrer, como ele te prometeu.Deuteronômio 11: 23, 25
 Neste dia, vou começar a incutir o medo e o terror de ti sobre os povos que estão sob o céu; eles vão ouvir falar de ti e irão estremecer em angústia por tua causa.” Deuteronômio 2: 25.
Tu não deves emprestar a juros ao teu irmão; os juros sobre o dinheiro, os juros sobre alimentos, os juros sobre qualquer coisa que é emprestado por interesse. Para um estrangeiro, tu podes emprestar a juros, mas ao teu irmão, não deves emprestar a juros.Deuteronômio 23: 19-20.
Quando o Senhor, teu Deus, te introduzir na terra da qual tomarás posse, e arrasar as nações diante de ti – os heteus, os girgaseus, os amorritas, os cananeus, os fariseus, os heveus e os jebuseus – as sete nações maiores e mais poderosas, e quando o Senhor teu Deus as der a ti, tu irás derrotá-las. E então deves destruí-las completamente; não farás nenhuma aliança com elas e nem terás piedade… E deves destruir todos os povos que o Senhor, teu Deus, te der, e teu olho não terá piedade deles.”  Deuteronômio 7: 2, 16.
Então, os judeus abateram todos os seus inimigos com a espada, matando-os e destruindo-os, e fizeram isso como o prazer de quem odeia. Na fortaleza de Susã, os judeus mataram e destruíram quinhentas pessoas… Agora os outros judeus que estavam nas províncias do rei, se reuniram para defender as suas vidas e alcançaram o alívio contra seus inimigos, e mataram setenta e cinco mil daquelas pessoas que os odiavam...” Esther 9: 2, 5
E nós capturamos todas as suas cidades naquele tempo e destruímos totalmente cada cidade, cada homem, cada mulher e cada criança; não deixamos restar ninguém e permaneceram apenas o gado que tomamos como despojo, como espólio da cidade que capturamos.” Deuteronômio. 2: 34.
Quando tu te aproximares de uma cidade para lutar contra ela, oferece condições de paz. E se a resposta for de paz, ela se abrirá, e então todas as pessoas que lá estiverem devem ser  forçadas trabalhar para ti e a te servir. Mas se a resposta não for de paz e fizerem guerra contra ti, então deves cercá-la, e quando o Senhor, teu Deus, a der em tua mão, deves passar todos os homens pela espada, mas as mulheres e os mais pequenos, o gado e todo o resto da cidade, todo o despojo, tu tomarás como presa, e deverás apreciar o espólio de teus inimigos, que o Senhor, teu Deus, te der… Mas nas cidades desses povos que o Senhor, teu Deus, te der como herança, não deves deixar vivo nada que respire, e deves destruí-los totalmente.” Deuteronômio 20: 10-14, 16 e 17.
Quando Israel tinha acabado o abate de todos os habitantes do Ai, no deserto aberto onde os perseguiu, e depois que o último já tinha caído pelo fio  da espada, todo o Israel voltou a Ai e atacou-a com a ponta da espada. O total dos que caíram naquele dia, tanto homens, como mulheres, foi doze mil – todo o povo de Ai – Josué não recuou a mão com a qual lançou a espada, até destruir totalmente todos os habitantes de Ai. Só os animais e os despojos daquela cidade, Israel tomou como sua presa, segundo a palavra do Senhor que a tinha dito a Josué. Assim Josué queimou toda a Ai, e tomou para sempre as ruínas, como ainda estão até hoje.”  Josué 8: 24-27.
E Josué tomou Makkedah naquele dia e atingiu o seu rei com a espada, e destruiu totalmente cada pessoa com ele e não deixou restar ninguém. E fez com o rei de Makkedah, como fez com o rei de Jericó.(...)
Então Josué, e toda a Israel com ele, passando por Makkedah, atacou Libnah. O Senhor deu-lhe também e seu rei, e Josué o feriu com a  espada, e cada pessoa que estava com ele, e fez com o esse rei o que fez com o rei de Jericó. (...)
Assim, Josué derrotou a terra inteira, das colinas ao Negeb, e os países das planícies e encostas e todos os seus reis; ele não poupou nenhum, mas destruiu tudo que respirava, como o Senhor Deus de Israel lhe ordenara. Josué derrotou todos os reis desde Cades-Barnea até Gaza e todos os países de Goshen até Gibeão.Josué 10: 26-40.