Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


domingo, 23 de fevereiro de 2014

Sui generis

Amigos e amigas.

Certamente, todos conhecem casos cotidianos sui generis onde a mais simples solução, aquela que salta aos olhos, é relegada a segundo plano por N motivos, gerando situações engraçadas, estranhas, assustadoras, imbecis ou, até, catastróficas.

Nos idos dos anos de 1980, durante minhas aulas de Datilografia, Redação e Técnicas Comerciais, li um curto texto que muito me marcou. Remexendo meus alfarrábios, encontrei um pequeno trecho dele e me relembrei do todo. Não ipsis litteris, mas essencialmente. Ei-lo, só para variar um pouco:

Havia um feirante nos EUA cuja especialidade era laranjas. De dezenas de tipos. Era conhecido como "The OranJew" (No Brasil, seria algo como "O Laranjudeu"). Como era muito conhecido e querido e sua barraca, muito visitada (quase ponto de encontro), dezenas de seus clientes pediam para que ele descascasse muitas delas para comerem ali mesmo. Isso se tornou tão trabalhoso que ele resolveu comprar (bem a contragosto, óbvio) um descascador movido a pedal. Aliviou no começo, mas logo mostrou-se insuficiente pro enorme fluxo de pessoas.

Daí, resolveu deixar descascadas algumas dezenas de laranjas para não atrapalhar as vendas comuns. Mas isso atraía moscas e formigas, o que repelia os clientes. E a época do frio (que não é pequeno por lá) não ajudava em nada. Então, decidiu colocá-las em sacos de papel. Resolveu por um lado, mas as frutas logo murchavam pelo abafamento e tinham seu gosto alterado.

Vendo-se numa sinuca, pediu a um amigo para lhe arrumar saquinhos especiais que evitassem essa 'estufa', permitindo às frutas respirarem. Encontrou-os e, sem dúvida, resolveu também esse problema. Mas, obviamente, por ser um invólucro de alta tecnologia, o preço final do produto foi sensivelmente majorado e praticamente não vendia.

Após muito matutar, chegou à brilhante conclusão: "A melhor proteção para a laranja é a sua casca!" E contratou alguém para descascá-las na hora da venda.

Isso me remete a alguns "velhos deitados" sui generis:
'O pior cego é aquele... sem bengala';
'Em terra de cego, quem tem um olho... é ciclope';
'Há algo muito errado que não está nada certo'
'A fé remove montanhas, mas dinamite é mais eficiente'

E por aí vai. Afinal, o que é, é, não é?
FAB29

22 comentários:

  1. O genérico dessa parábola é a banca de cachorro quente, também bem divulgado nas carteiras escolares de antanho.

    Claro que o detalhezinho "laranja judia" é um regalo para qualquer sarna conspiradora...rs!

    MFF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto à época como agora, a sonoridade do epíteto (em ambos os idiomas) são agradáveis.

      Já as sarnas de ambos os lados, desprezo. Vale a brincadeira.

      Excluir

    2. AQUI, AFF, SEU FUJÃO SIONISTA !!

      PSIU ! ESQUECEU NO TÓPICO ANTERIOR ? POR QUE ? he he

      >>>> E quem é "cia", tato AFF ? <<<<

      Cobalto (sabia que o cara ia amarelar ..rs )

      Excluir
  2. Quando eu falo em Stalin e cia, jovem Cobalto, eu me refiro aos capangas deste, do alto clero comunista; todos o têm....Hilter não tinha o gordo e depravado Goring? O asqueroso Himmler? O gnomo cocho e fanático do Goebbels?

    O holocausto japonês foi pavoroso, mas - como unidade - a nação japonesa matou MAIS gente na China, no triste episódio do massacre de Nanquim! Não pense que o exército imperial era lá muito piedoso com suas vítimas, bem pelo contrário. Mas claro, o Japão era aliado da Alemanha, é tudo mentira...rs!

    A bomba atômica - Senhor, como ele entenderá isso? - trouxe paz ao mundo, não das mãos diretas de Einstein, mas das garras da morte, da possibilidade de todos terminarem derretidos sobre esqueletos calcinados, ou nem isso...o pavor nuclear, impede que as nações continuem se matando, uma terceira guerra mundial seria o fim.

    Se eu fugir de uma discussão pré escolar contigo, eu derrubo o Muro das Lamentações heheheh

    MFF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A bomba atômica - Senhor, como ele entenderá isso? - trouxe paz ao mundo"

      Bem... eu entendo que você aprovou as bombas A e crê que a paz não seria possível sem ela. O que é pavorosamente estúpido, visto que não param de haver morticínios pelo mundo.

      A "paz pelo medo" é perfeita para aqueles que detém as armas.

      Excluir
    2. Um filme pra tatos sobre Lênin, o "inocente", o "tadinho", a "vítima da propaganta nazista ou revisionista", o "eleito", o "coitadinho", o "pobrezinho", o "indefesozinho" :

      http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=79HC57EagRQ

      Trollando, tato AFF ? Quem são os "capangas", quem são o tal "alto clero comunista" ? hehe
      Diga tudo como nomes, idioma e raça (estas no singular), paternidade. AINDA NÃO RESPONDEU.

      >>>> E quem é "cia", tato AFF ? <<<<

      Algum preconceito contra gordos e cochos ? Alguma crítica similar para Ariel Sharon, Lênin, Marx, Hegel, Rockefeller, Rothschild, etc ?

      EM DRESDEN MORRERAM MAIS PESSOAS QUE A SOMATÓRIA DO COVARDE E DEMOCRÁTICO ATAQUE SIONISTA-EINSTEINIANO-NUCLEAR DE NAGASAKI E HIROSHIMA. NUNCA SE ESQUEÇAM DISSO.

      "não das mãos diretas de Einstein", mas pelas mãos indiretas ? Confissão de culpa ?

      Vc prefere a "paz pelo pavor" ao invés da paz pela justiça ? Bem talmúdico este "raciocínio".

      Ainda neste seu "raciocínio", então vc concorda com um Irã nuclear, pois assim haverá "paz pelo pavor" no Oriente Médio. E assim Israel respeitará as nações vizinhas, né ? Pelo mesmo "raciocínio", os palestinos tem direito a bomba atômica também.
      Esse é o problema pq os palestinos não conseguem sua pátria, respeito e paz : lhes falta a bomba einsteiniana, o grande trunfo para a paz mundial. (sic)

      Teu "raciocínio" é todo confuso e contraditório. Qdo vc diz que o que aconteceu ao Japão é merecido, pois que massacraram em Nanquim, a mesma lógica vale para Israel pq massacra palestinos ?

      Depois do advendo da einsteiniana bomba atômica e sua "paz pelo pavor" e da sionista ONU, HOUVERAM MAIS DE 70 GUERRAS !! Cadê a tal "paz" ? Pra que serve a sionista ONU ? No Vietnã foram jogadas mais bombas que na 2GM TODA !! Cadê a tal "paz" derivada da bomba einsteiniana ?

      >>>> E quem é "cia", tato AFF ? <<<<

      Cobalto

      Excluir
    3. Pode começar a derrubar as sobras do Muro das Lamentações talmudista kosher, tatto AFF.

      Cobalto

      Excluir
    4. Bota uma bomba atômica nas mãos dos fundamentalistas islâmicos e verá o que ele farão, tu te arrisca? Eu não!

      Bota na cabeça das pessoas de todas as raças e credos, ou melhor, nos MANDATÁRIOS destes que a paz é oriunda da justiça e das florzinhas do campo...bota, e escolha um bom abrigo anti bombas!

      Einstein não soltou a bomba, e os princípios básicos dela já era conhecido por muitos, calhou que só ele teve peso na consciência por imaginar o poder mortífero dela.

      Gordo e coxo (cocho tá errado) é uma forma a mais de pejorar as personalidades doentias e depravadas dos citados, lembro que tu comentou algo parecido em relação aos homoafetivos.

      Quanto a cia eu falo do comando comunista, não é complicado entender, e que quero que Lênin e Stalin queimem no inferno!

      MFF

      Excluir
    5. "Teu "raciocínio" é todo confuso e contraditório. Qdo vc diz que o que aconteceu ao Japão é merecido, pois que massacraram em Nanquim, a mesma lógica vale para Israel pq massacra palestinos ?

      Depois do advendo da einsteiniana bomba atômica e sua "paz pelo pavor" e da sionista ONU, HOUVERAM MAIS DE 70 GUERRAS !! Cadê a tal "paz" ? Pra que serve a sionista ONU ? No Vietnã foram jogadas mais bombas que na 2GM TODA !! Cadê a tal "paz" derivada da bomba einsteiniana ?"

      Eu não disse que foi merecido o holocausto japonês, mas que o exército FDP deles provocou mais estragos no país vizinho, tu lembra de Dresden e esquece Nanquim??? Massacre é massacre, não seja tão parcial.

      A história da humanidade é a HISTÓRIA DA GUERRA, para cada ano de paz existem 13 anos de guerra desde a antiguidade jovem Cobalto, só que a bomba A, ou atômica, ou H nunca foi mais usada....os conflitos são regionais em comparação ao passado e agradeça a Deus por isso.

      MFF

      Excluir
    6. - "A história da humanidade é a HISTÓRIA DA GUERRA"

      Guerras são causadas por imperialistas, supremacistas, visando dominação e lucro, sendo baseadas 100% na mentira.

      - "os conflitos são regionais em comparação ao passado e agradeça a Deus por isso."

      Fácil afirmação de quem não vive numa Faixa de Gaza...

      Excluir
    7. "calhou que só ele teve peso na consciência por imaginar o poder mortífero dela", sim. "Calhou tanto na consciência" que insistiu com Roosevelt para que a fizesse e trabalhou também no Projeto Manhattan.

      Grande "consciência"

      Não confunda ser "cocho" com ser sodomista que é anticristão.

      Continua fugindo da resposta. Quem é o "comando comunista" ? Tá apenas mudando de "cia" pra "capangas destes" e agora é "comando comunista" ....he he he

      "Massacre é massacre, não seja tão parcial" fala de Holodomor, intifada, Deir Yassim, etc ? Sabe quem são o "comando", ou "cia" ou "capangas" destes massacres ?

      Sabe quem financia e promove as guerras ?

      E pelo visto, como não contrariou, considera a bomba atômica einsteiniana.

      Qdo vc diz sobre Nagasaki e depois fala de Nanquim, está indiretamente justificando sim. É vc que não faz uma auto-análise. Não sou responsável por isso.

      Cobalto

      >>>> E quem é "cia", tato AFF ? <<<<

      Excluir
  3. Vou até colaborar, me sinto benevolente como um sacerdote:

    http://www.benitopepe.com.br/2011/06/25/a-fabula-do-vendedor-de-cachorro-quente-e-a-crise/

    MFF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábula interessante. A moral dela é a síntese da historiografia 'holocáustica'.

      Em tempo: eu publico todos os comentários minimamente producentes.

      Excluir
    2. Percebeu que tanto da laranja como do cachorro-quente são narrativas de mercadores, usurários, seculares, materialistas ? Que usam o pensamento, o tempo e as pessoas apenas para ganhar dinheiro, conseguir riquezas materiais e perecíveis, em nada contribuindo para a elevação da alma, da aproximação do homem a Deus ? Muito talmúdico.

      Cobalto

      Excluir
    3. Que lindo, a elevação da alma....os teus pastores pensam o mesmo em relação a elevação da conta bancária deles, quando cobram a fogueira santa, o "patrocínio" e outras coisitas.

      Não confunda religião e espiritualidade com o parábola acima que fala de erro de marketing, de um passo mal dado mas que visava a evolução de um negócio.

      Lucros, caro e jovem Cobalto, não é pecado, evoluir é bom, dinheiro faz bem para ti e para os seus, se bem usado, é ferramenta de harmonia social, eu invejo tua imaginação em deturpar 3 palavras para encontrar 4 que sejam conspiração.

      MFF

      Excluir
    4. A ganância por dinheiro a todo custo também é um grave sintoma de psicopatia.

      O sujeito tratar o dinheiro/comércio/negócios acima dos sentimentos humanos e de valores morais e éticos me parece um gravíssimo problema de caráter e sintoma de psicopatia severa.

      O sujeito que visa o lucro a qualquer custo e tudo gira em torno dele ñão sobre de egocentrismo ?

      "O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males", disse Jesus. Logo vão considerar essa frase antissemita.

      Cobalto

      Excluir
  4. "Bem... eu entendo que você aprovou as bombas A e crê que a paz não seria possível sem ela. O que é pavorosamente estúpido, visto que não param de haver morticínios pelo mundo."

    Não quer dizer que eu tenha aprovado a bomba, mas a criação dela era inevitável tendo em vista o estágio da civilização, estamos lidando com humanos e não com seres perfeitos como tu idealiza.

    Claro que eu jogaria no mar, nos ombros de Tóquio como sinal claro de destruição eminente, mas esse sou eu, infelizmente resolveram calcinar civis.

    A mortandade continua mas não em escala global como seria de se esperar de um conflito mundial, simples assim. Se a paz vêm por medo, que venha....como eu disse, não estamos evoluídos ainda para viver em eterna era de aquário.

    MFF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e seus apoiadores da "paz pelo pavor" não estão evoluídos.

      No dia em que nos livrarmos dos corruptores parasitas (sou um otimista) que fomentam as desgraças para se manterem, paz, respeito e harmonia serão a tônica da humanidade sem precisar das bombas que vocês aprovam.

      Excluir
    2. E quem é o otimista? Um neonazista?

      Excluir
    3. "Pergunta" patética de um Ninguém da Silva que defende os corruptores parasitas que mantém a paz pelo pavor.

      Excluir
    4. O que é semita, caro anônimo das 10:56 ?

      Cobalto

      Excluir
    5. Tato AFF, vc desaprova o "eleito" Einstein ?

      "Não quer dizer que eu tenha aprovado a bomba"

      Cobalto

      Excluir