Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


segunda-feira, 10 de março de 2014

Holocaustos - V

Amigos e amigas.
Fiz uma pequena, porém reveladora pesquisa para montar este post, no qual irei me referir a três genocídios. Não os "incluí no mesmo pacote" porque são menores ou de menor importância; apenas pelo fato de terem sido perpetrados por um único império. O império otomano do início do século XX é tido como o responsável por esses genocídios concomitantes: o armênio e o assírio, além guerrear com os gregos, especialmente com os da região de Ponto e, na esteira, fazer o mesmo com os cristãos.

No caso do primeiro, os otomanos começaram a deportar os armênios da Turquia ao perceberem que eles estavam tentando tomar posse de uma região. E as deportações forçadas da população armênia do sudeste de Anatólia que estava tentando criar um estado independente lá tomaram vulto em 1915. Com elas, os otomanos tinham a intenção de eliminar a cultura, a economia e o ambiente familiar armênio da Turquia. Também capturaram cerca de 650 líderes do movimento nacionalista armênio e os executaram em Constantinopla. Durante essas deportações (combinadas a massacres sistemáticos), a fome, o frio e atitudes brutais de soldados turcos causaram a morte de cerca de 700 mil armênios. Mas estes afirmam que o número passa em muito um milhão enquanto os turcos não aceitam mais de 150 mil mortes não intencionais, simples consequências de uma situação de guerra.

O governo otomano tomou posse de todos os bens que os armênios "abandonaram" pela Lei Temporária de Expropriação e Confisco. Eles foram levados para a cidade síria de Deir ez-Zor e para o deserto ao redor e deixados ao léu, sem abrigo, comida, assistência,... (Atitude semelhante teria o general dos Aliados Eisenhower após a 2ª Guerra ao confinar mais de um milhão de soldados alemães em um descampado cercado de soldados para morrerem de inanição. Confiram aqui:
http://fab29-palavralivre.blogspot.com.br/2011/08/covardia_09.html).
As execuções incluíam queimadas de aldeias inteiras, afogamentos, uso de agentes químicos e biológicos (overdose de morfina, gás tóxico e inoculação de tifo) e campos de concentração e extermínio.

À mesma época, consta que o império otomano causou um genocídio assírio conhecido também como Sayfo ou Seyfo ('Espada'). Este é bem menos destacado na História, sendo nublado pelo genocídio armênio. Apenas em 2007 foi que incluíram o "Sayfo" na lista de massacres impostos pelos turcos. Esses massacres dos assírios na Mesopotâmia (de Tur Abdin, Hakkari, Van e Siirt, e da região noroeste do Irã, Úrmia), dos caldeus e da população síria do império foram de maneira semelhante aos dos armênios: deportações sem descanso ou assistência, assassinatos e campos de concentração. Ocorreram de 1914 a 1920. Para variar, o número oficial de mortos varia muito: de 200 mil a 750 mil (Neste caso, seria cerca de 70% da população assíria de lá). Por simples questões étnicas e de fé, é afirmado que os otomanos executaram quase três milhões de cristãos, assírios, armênios e gregos durante a 1ª Guerra.

Mas no caso dos gregos (os Pônticos, principalmente), afirma-se que a época do massacre é bem mais extensa: foi de 1894 a 1955, com seu auge na Guerra Greco-Turca entre 1919 e 1922. Neste período, a caça aos helênicos era feita indiscriminada e impiedosamente pelos "Jovens Turcos", quando prendiam, torturavam, expulsavam ou executavam os gregos. Ao final dessa guerra, a maioria dos grupos remanescentes gregos foi transferida de volta à Grécia pelos termos da Troca de População de 1923 entre Grécia e Turquia. Afirma-se que foram mortos mais de 300 mil gregos, mas a ONU não reconhece tais acontecimentos como genocídio. O que assusta foi que nacionalistas gregos também massacraram civis turcos; por exemplo, quando ocuparam Esmirna, organizando o extermínio de grupos étnicos, exatamente como seus inimigos.

Resumindo: tantas convulsões, preconceitos, ódios gratuitos, covardias, degredos,... tanto em tão pouco tempo, numa região um pouco maior que Minas Gerais, por praticamente nada. Um execrável epítome do supremacismo de qualquer império em qualquer época da História humana.

FAB29

9 comentários:

  1. Do you have a spam problem on this blog; I also
    am a blogger, and I was wondering your situation; we have developed some nice procedures and we are looking to exchange methods with others, why not shoot me an email
    if interested.

    My blog seo Google

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto, não tive nenhum problema mais sério com spams. Então, não sei especificar sobre o assunto.
      Se puder, envie-me algo sobre ele no e-mail no topo à direita da página.
      Grato.

      Excluir
  2. My spouse and I absolutely love your blog and find almost all
    of your post's to be precisely what I'm looking
    for. Would you offer guest writers to write content for
    yourself? I wouldn't mind composing a post or elaborating on
    a few of the subjects you write regarding here.
    Again, awesome web log!

    Feel free to visit my homepage :: seo Google

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço-lhe pelas palavras.
      Se quiser, envie-me algumas ideias suas para o e-mail no topo à direita da página inicial. Apreciarei e retornarei.
      Abraço.

      Excluir
  3. O homem é o lobo do homem...

    MFF

    ResponderExcluir
  4. Lobos não precisam de pastores.Interessante a natureza.Já as ovelhas...

    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fosse assim, todas as ovelhas cairiam nas garras dos lobos.

      Interessante a civilização.

      MFF

      Excluir
  5. I visited many websites except the audio quality
    for audio songs existing at this site is in fact marvelous.



    My web blog; seo rankings

    ResponderExcluir