Quando a alma deseja

A PALAVRA SÓ É LIVRE QUANDO FLUI PARA DENTRO DA MENTE, DO CORAÇÃO E DA
ALMA SEM RANCORES, DISTORÇÕES E FALSIDADES.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.

Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.

Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.

Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.

Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas, depois de muita análise e observação, se você vir que algo concorda com a razão

e conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

Sidarta Gautama (Buda)


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Pecados Capitais

Amigos e amigas.
Bem sabemos que as tentações da vida existem aos montes e nos fustigam a todo momento. A grande maioria não é nociva. Cabe a cada um usá-las sem abusos e tudo será maravilhoso. Isto vale até para os conhecidos "Sete Pecados Capitais". Vejamos:

Resultado de imagem para SOBERBA
Mas dificilmente aprende...!
- Soberba: Não existiria nenhum problema se cada um se orgulhasse de suas capacidades e de seus feitos. Eventuais massagens no ego se fazem absolutamente necessárias à auto estima e não significa que a pessoa não seja humilde. A coisa degringola quando o infeliz se acha imbatível, incomparável, insubstituível, a quintessência de tudo. Muito deste pecado é ostentado por uma imensidão de seres absolutamente comuns, simplórios, limitados, bem pouco produtivos, mas que são elevados pela grande podre mídia ao status de celebridade, sendo constantemente colocados na berlinda, aos holofotes, recebendo mil atenções e um dinheiro absurdo, inversamente proporcional às suas relevâncias. Em geral, "artistas" e "atletas". Enquanto isso, professores, médicos, bombeiros, produtores rurais e tantos outros profissionais essenciais à humanidade são relegados à obscuridade da obscuridade.

Resultado de imagem para inveja
Vive no vazio de cada um.
- Inveja: Se ela se limitar à simples cobiça, ou seja, você se espelhar nas conquistas de alguém, no seu sucesso e proeminência advinda de seus esforços e desejar alcançar tal nível ou mesmo suplantá-lo, usando expedientes semelhantes ou melhorados para trilhar o mesmo caminho e atingir suas metas, é excelente. Mas muitos perguntarão: "E invejar a mulher do próximo? É lícito?" Isto acontece o tempo todo com milhões de pessoas de ambos os sexos e sentir isso é inerente do viver. Por isto, cunhei este aforismo: "Meus pensamentos são só meus. Cada ação minha é do mundo". Ou seja, podemos pensar o que bem entendermos que é totalmente lícito, mas qualquer ação que praticarmos terá uma reação; teremos de responder e/ou pagar por ela. Quando dizem que "a inveja mata", não é nenhum exagero. Não raro, se transforma numa sociopatia quando os grandes corruptores nela investem pesadamente e o povinho, tolhido até do básico, a abraça com gana e desespero.

Resultado de imagem para gula
Assim, não se caracteriza pecado.
- Gula: Num sentido amplo, é o pecado mais comum. Raul Seixas cantou: "Gente? Gente nasceu pra querer". O consumismo, como tudo em qualquer nível, precisa apenas de moderação, não "ter o olho maior que a barriga", nem "querer abraçar o mundo com as pernas", etc. Se não for desta maneira controlada, você se torna escravo do supérfluo, soterrando-se com lixos, inutilidades e chegando a nenhures. Resumindo, uma vida em vão, de puro e simples hedonismo, improdutiva, exatamente o que prega a maioria daquelas propagandas sórdidas, que o incentiva a "se libertar" de tudo o que o oprime e "curtir a vida intensamente". Por viverem quase a pão e água, economizando cada centavo e se privando cotidianamente até de direitos, muitos cedem e se enredam ainda mais em dívidas e armadilhas. Mas daí, aparece novamente a 'querida mídia' dizendo: "A vida é curta". Então, se conformam: "É... valeu a pena!" E voltam a "caminhar pelas trevas, murmurar entre as pregas, tirar leite das pedras e ver o tempo correr" (Chico Buarque - 'Rosa dos Ventos')

Resultado de imagem para luxúria
E dali, nunca mais saiu.
- Luxúria: Talvez o mais profundo dos pecados por ser parte intrínseca (ainda que latente) da psiquê. O clamor do sexo que aflora na adolescência e atinge o auge da potência reprodutiva do ser poucos anos depois trata-se de uma doce e mera armadilha da Mãe Natureza para garantir a procriação e a perpetuação da espécie. Porém, cevada e liberada sem peias e pejo pelos lascivos parasitas no seio da humanidade (à guisa de libertação e procura da felicidade plena), ela transforma jovens sadios e potencialmente abençoados para atingir alturas mentais, morais e espirituais nunca vistas em meros escravos das emoções bárbaras e terrenas, aprisionando-os com os grilhões da culpa nos calabouços da vergonha, dentro de um universo de perdições. Uma vez presos, os jovens se submetem aos desejos mais abjetos de seus feitores. Caso o milagre da libertação aconteça, as cicatrizes serão tão profundas que seus traumas serão indeléveis e seus fantasmas, seus eternos companheiros.

Resultado de imagem para avareza frases
E ainda acha pouco.
- Avareza: É um mal necessário. Se desde pequena, a criança não for educada a controlar seus caprichos e quereres, além de valorizar as coisas que ganha e/ou conquista, ela pode se tornar uma perdulária sem controle, caprichosa, desmedida e que nunca reterá nada na vida, tornando-se improdutiva e ficando dependente da tutela e/ou caridade de outrem para não afundar. Mas este pecado só causa mal quando a pessoa se fecha como uma ostra. Neste caso, um simples gesto de auto-contenção vira auto-aprisionamento, alguém que não nasceu para a vida, uma neurose crônica e incurável. A vítima se torna uma marionete do medo, da desconfiança, da maior das pobrezas: a espiritual. Este é o único pecado que só aumenta com o tempo, sendo apenas, a duras penas, controlável. Será que já houve uma exceção? Alguém que conseguiu a proeza de se livrar deste pecado mesquinho e reducente?

Resultado de imagem para preguiça frases
Também isso!...
- Preguiça: O pecado mais gostoso? O menos nocivo? O mais sedutor e disseminado? Possivelmente, tudo isto. De fato, a preguiça é tão inerente à vida quanto a respiração e ela é defendida por quase todo mundo que, volta e meia, dá um "basta" e se entrega a ela, ainda que por pouco tempo. A vida é dinâmica e exige que sejamos tão dinâmicos quanto ela. Só que quando o cansaço bate, precisamos dar uma pausa e o prazer desta é viciante. Quem aceita overdoses deste vício se enreda completamente numa teia tão aconchegante que se torna um martírio sair dela e a pessoa, cada vez mais, torna-se um fardo inútil e dependente. Neste ponto, esta dependência se assemelha às mais poderosas drogas e pode se tornar patológica. Há casos em que a pessoa entra em parafuso com a guerra entre a vontade de voltar à vida e o apego doentio à apatia, ao marasmo. A partir daí, haja sessões de terapia...!

Resultado de imagem para ira frases
Consequências até indeléveis.
- Ira: É o pecado mais brutal, mas que nos mantém vivos, a salvo de muitas coisas ruins; que nos auxilia a suplantar muitas situações de estresse extremo contra nossa integridade. Seus efeitos colaterais são marcantes em todos os sentidos, mas ninguém vive tranquilo em sociedade sem tê-la sempre alerta. Quem já viu "Um dia de fúria", com Michael Douglas, tem uma boa idéia do quanto ela pode arrasar a lucidez de qualquer um. Os grandes parasitas adoram provocar o represamento de nossas frustrações, dores, dissabores, angústias, privações e tantas mais a fim de que fiquemos a um "click" do pânico. Quando se acende o estopim, um rastro de destruição, horrores e mortes é o que geralmente sobra da reação avassaladora da oligofrenia coletiva. A espiral de violências a que estamos expostos diariamente é um termômetro dantesco da ira instintiva que habita em todos nós. Urge-nos controlá-la. Disse o poeta/escritor Aldir Blanc: "A raiva dá pra parar, pra interromper".

Há muitos mais pecados: o comodismo, a alienação, a estupidez, a vaidade, etc. Mas o maior dos pecados, para mim, é o da omissão. Este consegue abranger os sete acima descritos. Causa-me ojeriza sempre que vejo pessoas dizendo, com relação às menores e mais simples coisas: "Ah, mas isso não é minha obrigação!"; ou "Já fiz demais! Cansei!"; ou ainda: "Por que eu? Faz você!" Concordo que estamos cercados de hipócritas e outros tipinhos sórdidos, que espreitam qualquer vacilo para se aproveitar da nossa força de trabalho e bem querer, mas não é motivo para nos omitirmos de ser e fazer. Cabe a nós, gradual e conscientemente, irmos lapidando, filtrando, escolhendo, aprimorando nossas relações, procurando dar toda a ênfase e atenção àqueles que julgamos merecedores de compartilhar nossas vidas.

Para se vencer em qualquer nível ou se sobressair, precisamos a todo instante dar um passo além dos nossos limites. Trabalho duro, constante, consciente, insistente, persistente. Quem se omite, merece chafurdar no lodaçal à margem do caminho da evolução em todos os sentidos, ficando vulnerável a todo tipo de desvirtuamento que, uma vez entronizado, será a sua majestade, seu norte, seu destino.

Essencialmente falando, tudo se resume no ensinamento de Pitágoras:

Resultado de imagem para pitágoras frases
Simples e universal
Trabalhando suas mente, alma e coração desde os verdes anos, as chances delas galgarem a patamares universais tornariam-se patentes a cada geração, obliterando de vez os pecados, a escravidão, as imoralidades, as misérias, as corrupções e toda a gama de degenerescências que grassam por nós, permeando nossas vidas, imputadas pelos amaldiçoados "magos negros", "senhores das guerras", "grandes parasitas". Depende de nós a repulsa dos pecados e de seus fomentadores.
FAB29

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog. Deus ti abençoe.
    Faça parte do novo Agregador BloGospel, exclusivo para quem quer divulgar conteúdos relevantes para o povo de Deus e ainda sim receber mais visitas.
    Não precisa cadastrar, é rápido e prático. Apenas seja nosso parceiro colocando nosso banner no seu blog e pronto, já pode enviar seus links.
    Maiores informações acesse: http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Elaine, grato e bem vinda.
      Antes de tudo, peço que navegue pelo meu blog para se assegurar que há conteúdo suficiente para fazer parte de seu sítio tão específico.

      Eu vario por dezenas de assuntos (muito de geopolítica) e pode ser que vários não coadunem com suas propostas.

      De qualquer modo, grato novamente.

      Excluir