Amigos e amigas.
No post anterior, reavivou-se um ponto sobre as "fotos" da Lua e outros astros, suas proximidades, etc. Então, resolvi repostar este artigo que montei há uns 3 anos e meio.
Creio ser um bom complemento para o post "NASA patética".
FAB29
Vejam que bela matéria sobre "fotos telescópicas" do sítio:
http://www.megacurioso.com.br/sol/37576-telescopio-registra-imagens-ineditas-e-incriveis-da-atividade-solar.htm
http://www.megacurioso.com.br/sol/37576-telescopio-registra-imagens-ineditas-e-incriveis-da-atividade-solar.htm
Telescópio registra imagens inéditas e incríveis da atividade solar
"Astrônomos do Observatório Solar de Big Bear, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, esperaram quatro anos para conseguir essas incríveis fotos do Sol. Em detalhes impressionantes, os registros mostram a intensa atividade magnética da superfície solar e a direção de movimento das ondas de plasma superaquecidas.
Essas imagens foram obtidas através do “novo telescópio solar”, construído especialmente pelo Instituto de Tecnologia de New Jersey (NJIT) para estudar o Sol. O equipamento tem um diafragma de mais de um metro e meio de abertura e o mais moderno sensor de imagem para capturar fotos em detalhes e em tempo real.
A pesquisa com o New Solar Telescope (NST) começou ainda em 2009, mas as melhores imagens do Sol foram capturadas recentemente, em maio desse ano, quando o Observatório pôde registrar um momento de alta atividade magnética na superfície do astro, com boa exposição à luz visível.
Nas duas imagens abaixo, divulgadas pelo centro de pesquisa, podemos ver o quanto é intensa a atividade do Sol, com a movimentação de plasma, além de explosões e manchas solares. A primeira foto, à esquerda, é um registro em detalhes de uma mancha solar, enquanto a segunda imagem revela a chamada fotosfera do Sol, a região da superfície que emite luz.
A observação monitorada do Sol e a criação de telescópios cada vez mais potentes ajudam a comunidade científica a entender o astro. Há ainda muitas dúvidas sobre o funcionamento das forças magnéticas do Sol e de como ele pode influenciar a vida na Terra ou a atividade de outros planetas. Quem sabe alguns mistérios do universo podem ser decifrados com o olhar atento aos céus e ao nosso astro central."
Considerações: o Sol encontra-se a uns 150 milhões de quilômetros da Terra. A Lua, a cerca de 380 mil quilômetros. Então, pergunto: Por que não conseguem tirar fotos detalhadas assim da superfície lunar? Fotografar os ditos módulos lunares, o buggy, as bandeirinhas USA, até as pegadas dos astronautas com a mesma nitidez e proximidade que fazem do Sol?!? As melhores fotos que eles dizem ser possíveis de mostrar da Lua são assim:
Foto distante e um tanto embaçada. Por que? |
![]() |
Alguém distingue algo de alguma coisa? |
![]() |
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/novas-imagens-desmentem-teorias-de-que-o-homem-nunca-pisou-na-lua-20110907.html O link desta foto é de 2011 e o artigo é tão rasteiro, obediente e superficial que causa ânsias! |
Incluo este link com algumas fotos mais distantes ainda. A nº 35, por exemplo:
http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/2014/03/14/imagens-do-espaco-2014.htm#fotoNavId=pr11943406Que tal esta de "Marte", a mais de 70 milhões de quilômetros?
![]() |
Detalhes AQUI. |

Só rindo!
FAB29